De olho na Engenharia

Este piso transforma passos em energia limpa

Este piso transforma passos em energia limpa

Soluções ecológicas para todos os tipos de produção de recursos têm sido cada vez mais necessárias para o progresso de um futuro sustentável. Foi pensando nisso que a empresa britânica Pavegen criou um piso capaz de transformar os passos das pessoas em energia elétrica.

Os pisos são feitos de material reciclável, como pneus.

A invenção é de 2009 e partiu do CEO e fundador da marca, Laurence Kemball-Cook. Ele testou mais de 350 protótipos até descobrir a versão ideal. Feitos de material reciclado e revestidos de pneu, cada piso tem formato triangular e se encaixa um no outro, formando uma grande malha que converte energia cinética em elétrica.

Há três mini geradores embaixo de cada piso que, quando acionados, produzem energia.

O funcionamento da criação é simples. Embaixo de cada pedaço da plataforma há três mini geradores, um em cada canto, que são acionados toda vez que alguém pisa no ladrilho. Eles giram em uma velocidade muito intensa e acabam gerando energia, que é armazenada diretamente em uma bateria.

De acordo com a Pavegen, um passo produz de 2 a 5 joules de energia. Essa quantidade não é suficiente para atender a demanda de cidades grandes, por exemplo, mas é capaz de abastecer shoppings, escritórios, pequenas cidades de países em desenvolvimento sem eletricidade e festivais de música.

A energia produzida pelos pisos é capaz de abastecer shoppings e festivais de música, por exemplo.

Os pisos estão instalados em vários locais por toda a Inglaterra, como o Aeroporto Internacional de Heathrow. Alguns países da Ásia e das Américas e outros da Europa também já contam com a novidade em determinados lugares.

Fonte: Hypeness / Fotos: Divulgação/Pavegen

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.