Jovem de MG desenvolve técnica capaz de transformar qualquer água em potável por meio da luz do sol

por:
28/04/2022 as 15:00
De olho na Engenharia
Jovem de MG desenvolve técnica capaz de transformar qualquer água em potável por meio da luz do sol

Para, pelo menos, 35 milhões de brasileiros, o acesso à água potável não depende apenas de abrir uma torneira. São pessoas que vivem em regiões precárias, sem água encanada, e por conta da falta de acesso ao recurso enfrentam uma série de desafios – entre eles, problemas de saúde e dificuldades de aprendizagem.

Impactar positivamente a realidade desses seres humanos foi o que motivou a estudante de Minas Gerais Bárbara Paiva a desenvolver inovação capaz de transformar qualquer água em potável por meio da luz do sol.

A ideia surgiu durante o mestrado da estudante, que é formada em Engenharia Ambiental. Bárbara estudava sobre a esterilização de parasitas por meio de radiação e foi provocada, na disciplina de ‘Empreendedorismo e Inovação’ do curso, a transformar a pesquisa em um produto ou serviço.

A jovem, então, utilizou os resultados de seus estudos para construir uma garrafa capaz de filtrar a água por meio de radiação solar, garantindo que pessoas que vivem em regiões precárias – inclusive sem acesso à eletricidade – possam purificar o recurso para beber e, também, para outras atividades – tais como cozinhar e tomar banho.

Recém-desenvolvida, a ideia já encantou muita gente – dentro e fora do Brasil! Bárbara foi a vencedora da etapa Brasil do Red Bull Basement University 2021, iniciativa que reconhece ideias inovadoras desenvolvidas por universitários de todo o mundo, e uma das finalistas globais do concurso. Voa, Bárbara!

Fonte: The Geneest Post 

  • Gente assim. brasileira ainda por cima, q usa seu talento e competência p/ buscar formas de melhorar a vida de seus semelhantes só me enche de orgulho e esperança na humanidade. Pra béns! Que seu trabalho frutifique e seja coroado de êxito p/ o bem de milhões de pessoas carente pelo mundo!

    • Ela não terá reconhecimento algum, a não ser que fizesse como a Anita, ficasse sensual rebolando a bundinha

  • Qual é a técnica para Fazer isso possível?

  • Oi Barbara, tudo bem? Parabens pela ideia fantastica! E o Brasil mostrando que nosssa gente tem muita criatividade, e capacidade. Tu poderias me dar uma entrevista para o meu programa de televisao “Tv Ipanema” da Alemanha? Eu agradeco o retorno. PS: Eu tambem estou no Face. Basta escrever meu nome, que tu me achas.Abraco, Hanni Bergesch

  • Só falta falar onde ou como encontrar essa solução.tanya gente descobre tanta soluções e nada é divulgado. Cruel!

    • Ela estudou muito e chegou num resultado promissor e você quer saber como fazer, assim de graça, nabandeja?
      Ou eu não entendi o seu comentário?

  • Fácil fácil…e só fazer um tanque de 1 metro de altura que seu telhado seja de vidro transparente e tenha uma inclinação e uma calha de captação interna . agora o sol faz o trabalho esquenta a água suja ou até salgada ..vira vapor escorrega pelo vidro cai na calha .e vi ala água limpa pronta pra beber..🤜🤛
    .

    • Isso que você falou é água destilada, não potável kkk

      • Verdade .. 👏👏👏

  • Eu já tinha conhecimento desta estudante, magnífico, mas até hoje não se consegue saber onde se pode adquirir uma garrafa dessa será FAKE, ou ela está sendo alvo dos mesmos obstáculos que atingiram ao NIKOLA TESLA?

  • PARABÉNS, ISSO NOS ORGULHA DE SER BRASILEIRO. QUE VOCÊ TENHA MUITO SUCESSO EM SUA VIDA, PENSE SEMPRE NOS MENOS FABORECIDOS TAMBÉM QUE DEUS TE ABENÇOARÁ SEMPRE.

  • O governo devia saber disso, mas somente depois das eleições né???¿

  • Ola , qual o contato direto da sra barbara?:, talvez podemos ajudar ou fazer doações

  • meus parabéns ami pessoas que usam sua inteligência em prol do benefício de seu próximo e vida só o lucro Deus lhe abençoe muito mulher ,um Glória a Deus por mais pessoas assim na terra🫂🌿🌿❤️❤️

  • Deus te abençoe. Seria muito interessante se a sua ideia pudesse ser utilizada no Haiti. Lugar de gente sofrida, onde, há abundância de água salgada e sol.
    Parabéns e sucesso e que Deus te abençoe.

  • Brasil o CELEIRO DO MUNDO …

  • Muito relevante o assunto. Nossos parabéns à jovem Bárbara Paiva, ela sim um modelo, um exemplo de cidadã brasileira de respeito. Certamente ela é um ser da nova era. Sua ideia revolucionará o acesso a um dos direitos mais fundamentais do ser humano no mundo: o acesso a água potável. Nota 1000 para você, Bárbara Paiva! Desejo-lhe muito sucesso, amor, paz e prosperidade!