A água é o recurso mais precioso da Terra e, apesar de muitos não acreditarem, não há o suficiente para todos os habitantes do planeta. Muitas regiões menos desenvolvidas sofrem não só com a escassez do recurso, mas também com as condições precárias em que ele se encontra. Estima-se que cerca de 2,4 bilhões de pessoas no globo ainda não possuem acesso à água tratada, um fator que influencia no surgimento de inúmeras doenças.
Com esse quadro em mente, o arquiteto italiano Arturo Vittori desenvolveu um projeto de uma torre de cerca de dez metros de altura que coleta água em condições adequadas para consumo a partir do ar, mesmo que em regiões secas. Intitulado como Warka Water, o projeto deve atender inicialmente regiões rurais da Etiópia.
A torre, que pesa apenas 90 quilos, tem capacidade de coletar cerca de 100 litros de água potável do ar por meio de um tecido especial que fica em seu interior. O projeto foi idealizado com um formato de cone para melhorar a estabilidade e aperfeiçoar o transporte e armazenamento. Já a estrutura em formato de “coroa” sob a torre tem a intenção de espantar pássaros e manter a água protegida.
O projeto é constituído de materiais recicláveis e biodegradáveis e pode ser montado pelos próprios moradores sem necessidade de uso de equipamentos elétricos ou andaimes, apenas seguindo um manual de construção de cinco módulos. Além disso, o Warka Water possui um custo relativamente baixo, custando apenas 500 dólares por unidade construída.
O projeto, feito pelo escritório Architecture and Vision, pode resolver de maneira simples um dos maiores problemas de diversas regiões do mundo, inclusive áreas carentes do próprio Brasil.
Crédito/fonte da foto: Divulgação/Architecture and Vision
Fonte do post: Warka Water e G1