O importante papel das juntas de dilatação em pontes e viadutos

por:
13/04/2021 as 10:22
De olho na Engenharia
O importante papel das juntas de dilatação em pontes e viadutos

O tráfego de veículos em pontes e viadutos faz com que as estruturas de concreto se movimentem. Por isso, esse tipo de obra fica naturalmente sujeito a fissuras e outras patologias, pois as estruturas de concreto acabam se chocando.

Para evitar que esses problemas aconteçam, as pontes e viadutos devem sempre contar com juntas de dilatação, uma espécie de fenda que faz a ligação entre os elementos estruturais, evitando fadigas no tabuleiro.

O controle de qualidade das juntas de dilatação, geralmente, é detalhado por normas internacionais que estabelecem requisitos mínimos ao material. Além disso, a NBR 7.187 Procedimentos para projetos de pontes de concreto armado e de concreto protendido, publicada em 2003 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prevê algumas normas aos componentes das juntas de dilatação.

TIPOS DE JUNTAS

Há dois tipos de juntas de dilatação em viadutos e pontes: as abertas, com os lados de concreto armado com ou sem cantoneiras; e as fechadas, que podem ser preenchidas com diferentes materiais – conferindo-lhes vida útil maior, por evitar a passagem de águas pluviais na estrutura de concreto.

  • Identifico