De olho na Engenharia

Holandeses criam SUV solar 4×4 com quase 1000 km de autonomia

Holandeses criam SUV solar 4×4 com quase 1000 km de autonomia

Protótipo percorreu os mais diferentes terrenos sem a necessidade de postos de recarga, uma inspiração para a indústria automotiva.

O acesso a uma rede de postos de recarga para carros elétricos são um desafio quando falamos em eletrificação do transporte. Se isso é verdade para áreas urbanas, encontrar maneiras de manter as baterias carregadas em lugares isolados é um problema ainda maior. Mas, alguns estudantes holandeses encontraram uma solução: eles desenvolveram um protótipo de um SUV 4×4 movido a energia solar.

Com painéis fotovoltaicos acoplados ao veículo, o Stella Terra completou um test-drive de quase mil quilômetros sem precisar de uma estação de recarga. A equipe dirigiu de Tânger através das montanhas Rif, descendo até Fes e subindo as trilhas de alta montanha perto de Midelt, a cidade mais alta de Marrocos, e na volta passou pelo deserto do Saara, onde enfrentou trilhas de areia solta.

Além da autonomia impressionante, o veículo criado pela equipe da Universidade de Tecnologia de Eindhoven superou o desafio de diferentes terrenos.

Em um comunicado à imprensa, Wisse Bos, gerente de equipe da Solar Team Eindhoven, disse que os limites da tecnologia estão sendo superados. “Com Stella Terra , queremos demonstrar que a transição para um futuro sustentável oferece motivos para otimismo e incentiva indivíduos e empresas a acelerar a transição energética”, disse.

Foto: Divulgação / Solar Team Eindhoven

O Stella Terra é um SUV de dois lugares capaz de “resistir às duras condições off-road, mantendo-se eficiente e leve o suficiente para ser alimentadoa pelo sol”. Para garantir que o carro funcionasse perfeitamente, a equipe precisou projetar e construir quase tudo, da suspensão até os inversores dos painéis solares.

Foto: Divulgação / Solar Team Eindhoven

A energia vem de placas solares instaladas no teto do veículo, e garante que a bateria seja carregada mesmo em áreas remotas. Como ele também é capaz de transitar nas mais variadas superfícies, o SUV pode ser a solução perfeita para entregas e serviços de emergência.

“Marrocos tem uma enorme variedade de paisagens e superfícies diferentes em distâncias bastante curtas. O carro foi testado em todos os tipos de superfícies que um carro como este poderia encontrar”, disse Thieme Bosman, gerente de eventos da equipe.

Com uma velocidade máxima de quase 150 km/h, a bateria do carro solar tem um alcance de cerca de 700 quilômetros milhas em estradas normais e 550 quilômetros em outros terrenos, considerando um dia ensolarado. Quando o tempo está nublado, esta autonomia pode cair até 50 quilômetros.

“Foi uma viagem incrível com um final positivo. A eficiência de Stella Terra era difícil de prever. Não sabíamos se seria possível seguir em frente apenas com energia solar. Mas, durante o passeio, Stella Terra consumiu 30% menos energia do que o esperado. Conseguimos fazer toda a viagem com a energia do sol sem depender de estações de recarga”, disse Bos.

Segundo ele, o veículo solar está uma década à frente de qualquer outro carro no mercado. O SUV tem também uma bateria recarregável de íons de lítio para que possa percorrer distâncias mais curtas em dias menos ensolarados.

O conversor do painel solar do carro tinha 97% de eficiência em transformar a luz solar absorvida através das células fotovoltaicas em carga elétrica. E a energia pode alimentar também carregadores de telefones e câmeras e dispositivos de cozinha.

O carro tem assentos que reclinam totalmente e se transformam em uma cama. Os painéis solares podem ser estendidos e, além de maximizar sua capacidade de carregamento, passam a funcionar como um toldo, garantindo sombra para os tripulantes.

“Esperamos que isto possa servir de inspiração para fabricantes de automóveis para tornar a indústria mais sustentável. O carro era realmente muito confortável em condições off-road, pois é muito leve e não fica preso”, disse Bob van Ginkel, gerente técnico do projeto.

Foto: Divulgação / Solar Team Eindhoven

Desafios
Um dos focos do projeto era diminuir o peso do veículo, já que ele precisa de baterias maiores e mais pesadas que as de um SUV elétrico padrão. “Um dos benefícios dos painéis solares no topo é que podemos ter uma bateria muito menor porque carregamos enquanto dirigimos”, disse van Ginkel.

O carro também possui materiais “leves e robustos” para reduzir seu peso, além de um design aerodinâmico. Graças a este cuidado, a equipe conseguiu fabricar um carro que pesa 1,200 tonelada.

Um dos maiores desafios na construção de veículos movidos a energia solar é que a área de superfície para os painéis solares é limitada e a produção de painéis solares altamente eficientes, capazes de gerar energia suficiente para longas distâncias, é cara.

O protótipo foi produzido com dinheiro de patrocinadores e ainda precisa de alguns ajustes antes de ser colocado no mercado. “Nosso objetivo também é inspirar não apenas as pessoas comuns, mas também a indústria automotiva a pensar novamente sobre seus designs e a inovar mais rápido do que fazem atualmente”, reforça Bosman. “Cabe ao mercado, quem tem os recursos e o poder para fazer esta mudança, produzir veículos mais sustentáveis.”

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Divulgação / Solar Team Eindhoven

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.