As ciclovias cobertas com painéis solares reduzem a emissão de CO2 com mobilidade sustentável e a geração de energia limpa.
Construir ciclovias é uma das maneiras de promover uma mobilidade mais sustentável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Na Holanda, duas ciclovias vão também contribuir para a geração de energia limpa – reduzindo ainda mais a emissão de CO2. O país inaugurou duas ciclovias equipadas com módulos fotovoltaicos, nas províncias de Brabante do Norte e Holanda do Norte.
Os dois projetos fazem parte de uma iniciativa lançada em 2018 pela Rijkswaterstaat, que faz parte do Ministério Holandês de Infraestrutura e Meio Ambiente. É a primeira ação deste porte no país envolvendo ciclovias solares. As células solares são protegidas por uma multicamada de resina e a arquitetura elétrica foi projetada para reduzir a quantidade de fiação, um projeto construído em parceria entre a empresa francesa Colas e a empreiteira holandesa BAM Royal Group.
Cada uma das ciclovias tem mil metros quadrados de painéis solares com uma eficiência energética de 21% por metro quadrado. Juntas, as ciclovias produzirão 160 MWh de energia renovável durante o primeiro ano. As vias serão monitoradas e mantidas por pelo menos 5 anos.
Por mais inovadora que pareça a ideia, ela não é novidade por lá. A Holanda é conhecida por ser um dos países mais amigáveis ao ciclismo e, em 2016, já havia construído uma ciclovia com painéis solares, próxima de Amsterdã. Em 2020 foi a vez da cidade de Utrecht ganhar sua ciclovia solar.
A tecnologia de revestimento fotovoltaico vem evoluindo com as diferentes ciclovias implementadas e atingiu um estágio avançado de maturidade, abrindo caminho para seu lançamento comercial a partir de 2019, segundo a Colas. “Esta experiência única no mercado de revestimento fotovoltaico pronto para tráfego significa que podemos continuar a fazer avanços tecnológicos e práticos para melhorar a vida útil das nossas instalações e torná-las mais competitivas”, afirma Laurent Le Boulc’h, Diretor Adjunto de Infraestruturas e Mobilidade Inteligente e Sustentável da Colas.
Transformar vias de trânsito em áreas para a geração de energia limpa faz parte de possíveis soluções para o desafio de produzir energia renovável em um país com poucas terras disponíveis. As ciclovias são uma ótima alternativa para o uso desta tecnologia, já que a Holanda em aproximadamente 35 mil km delas e as bicicletas não são tão pesadas quanto carros ou outros veículos motorizados.
Para avaliar a possibilidade de produzir energia solar em infra-estruturas rodoviárias, o governo holandês também está desenvolvendo o projeto “Zon op Infra”, um plano que também inclui a implantação de instalações solares ao longo de rodovias e em barreiras acústicas. Nos últimos anos, institutos de pesquisa e empresas privadas também têm tentado provar a viabilidade de projetos solares em terras não agrícolas, incluindo diques, telhados e superfícies de água.
Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Divulgação / Colas