Elevador externo mais alto do mundo, com 300 metros de altura, pode ter sido inspirado em ‘Avatar’

por:
23/11/2022 as 11:01
De olho na Engenharia
Elevador externo mais alto do mundo, com 300 metros de altura, pode ter sido inspirado em ‘Avatar’

Com 326 metros de altura, o elevador mais alto, mais rápido e com maior capacidade carga do mundo fica em Zhangjiajie, Província de Hunan, na China. O elevador está localizado numa região considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e permite que os turistas apreciem as vistas deslumbrantes da montanha.

Cerca de metade do Elevador Bailong, feito de vidro, está localizado dentro da montanha, enquanto a parte superior oferece aos visitantes vistas incríveis da área ao redor, que inclui formações de arenito altas e semelhantes a colunas, de acordo com a CNN.

A paisagem do Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie provavelmente foi usada como inspiração para as montanhas flutuantes de Hallelujah no mundo alienígena Pandora apresentado no filme Avatar, de James Cameron.

O Elevador Bailong fica dentro de um parque natural que é Patrimônio da Humanidade | Foto: Costfoto/Future Publishing via Getty Images

Antes que o elevador fosse concluído, em 2002, os visitantes tiveram que suportar horas dirigindo em estradas perigosas para alcançar as vistas panorâmicas. Desde a construção do elevador, os visitantes podem chegar ao topo da montanha em menos de dois minutos.

Uma empresa alemã construiu o elevador, também conhecido como Elevador dos Cem Dragões, cavando túneis e poços em um dos pilares de arenito. O custo total foi de 180 milhões de yuans, ou US$ 28 milhões. A estrutura, na verdade, consiste em três elevadores turísticos que correm paralelos um ao outro.

Cada elevador de dois andares comporta 46 passageiros e tem uma velocidade de 5 metros por segundo. A atração consegue transportar 4 mil passageiros por hora. Antes da pandemia do COVID-19, 18 mil turistas viajavam diariamente no elevador, de acordo com a WTVA News.

Houve alguma controvérsia sobre a construção do elevador porque está situado em parque que é Patrimônio Mundial, de acordo com a Industry Tap. A região atrai cinco milhões de visitantes anualmente e já atendia um número significativo de turistas antes de sua construção. Os defensores do elevador afirmam que sua presença eliminou a necessidade de tantos hotéis, pousadas e outros tipos de acomodações.

O elevador atrai cinco milhões de visitantes anualmente | Foto: Prisma by Dukas/Universal Images Group via Getty Images

Como os visitantes não precisam mais ficar na montanha para admirar a vista, menos estrutura foi necessária, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, menos pessoas estão subindo a montanha porque o elevador está disponível.

Após a abertura do elevador, ele foi temporariamente fechado por motivos de segurança. No entanto, ele é equipado com recursoscomo um detector de terremotos e um sistema de controle de pesagem de carga para protegê-lo de falhas.

Em 2013, o alpinista francês Jean-Michel Casanova escalou a estrutura exposta do elevador sem equipamentos de segurança em 68 minutos, segundo o China Daily. Isso é um pouco extremo para evitar o custo de usá-lo, que é cerca de US$ 10,50 em cada trajeto.

Fonte: Hypeness / Fotos: Divulgação

  • AGRAD A DIVU8, MÁS PREFIRO MEUS PÊS NO CHÃO