Com 326 metros de altura, o elevador mais alto, mais rápido e com maior capacidade carga do mundo fica em Zhangjiajie, Província de Hunan, na China. O elevador está localizado numa região considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e permite que os turistas apreciem as vistas deslumbrantes da montanha.
Cerca de metade do Elevador Bailong, feito de vidro, está localizado dentro da montanha, enquanto a parte superior oferece aos visitantes vistas incríveis da área ao redor, que inclui formações de arenito altas e semelhantes a colunas, de acordo com a CNN.
A paisagem do Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie provavelmente foi usada como inspiração para as montanhas flutuantes de Hallelujah no mundo alienígena Pandora apresentado no filme Avatar, de James Cameron.
Antes que o elevador fosse concluído, em 2002, os visitantes tiveram que suportar horas dirigindo em estradas perigosas para alcançar as vistas panorâmicas. Desde a construção do elevador, os visitantes podem chegar ao topo da montanha em menos de dois minutos.
Uma empresa alemã construiu o elevador, também conhecido como Elevador dos Cem Dragões, cavando túneis e poços em um dos pilares de arenito. O custo total foi de 180 milhões de yuans, ou US$ 28 milhões. A estrutura, na verdade, consiste em três elevadores turísticos que correm paralelos um ao outro.
Cada elevador de dois andares comporta 46 passageiros e tem uma velocidade de 5 metros por segundo. A atração consegue transportar 4 mil passageiros por hora. Antes da pandemia do COVID-19, 18 mil turistas viajavam diariamente no elevador, de acordo com a WTVA News.
Houve alguma controvérsia sobre a construção do elevador porque está situado em parque que é Patrimônio Mundial, de acordo com a Industry Tap. A região atrai cinco milhões de visitantes anualmente e já atendia um número significativo de turistas antes de sua construção. Os defensores do elevador afirmam que sua presença eliminou a necessidade de tantos hotéis, pousadas e outros tipos de acomodações.
Como os visitantes não precisam mais ficar na montanha para admirar a vista, menos estrutura foi necessária, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, menos pessoas estão subindo a montanha porque o elevador está disponível.
Após a abertura do elevador, ele foi temporariamente fechado por motivos de segurança. No entanto, ele é equipado com recursoscomo um detector de terremotos e um sistema de controle de pesagem de carga para protegê-lo de falhas.
Em 2013, o alpinista francês Jean-Michel Casanova escalou a estrutura exposta do elevador sem equipamentos de segurança em 68 minutos, segundo o China Daily. Isso é um pouco extremo para evitar o custo de usá-lo, que é cerca de US$ 10,50 em cada trajeto.
Fonte: Hypeness / Fotos: Divulgação