Conheça a primeira ciclovia da América Latina feita com plástico reciclado do oceano

por:
09/03/2023 as 19:16
De olho na Engenharia
Conheça a primeira ciclovia da América Latina feita com plástico reciclado do oceano

Quase uma tonelada de lixo plástico retirado do oceano. Essa é a matéria-prima da ciclovia do Bosque de Chapultepec, parque da Cidade do México que é considerado uma das maiores áreas verdes do mundo e que agora abriga a primeira ciclovia da América Latina feita de plástico reciclado.

A tecnologia é da empresa holandesa PlasticRoad, que já implementou em seu país de origem duas ciclovias do tipo e agora testa a inovação no México para entender como ela se comporta em outras condições climáticas.

Entre os resíduos reciclados para a construção da estrutura cicloviária estão, principalmente, tampinhas de garrafa e PETs, mas também outros artigos plásticos retirados do fundo do mar – como canecas de festivais, embalagens descartáveis de comida e cosméticos e móveis (!), como cadeiras e mesas.

Além de reaproveitar todo esse lixo para construir uma estrutura que incentiva a mobilidade sustentável nas cidades, a ciclovia de plástico reciclado ainda ajuda a combater enchentes nessas regiões, uma vez que possui sistema de drenagem da água da chuva. Sustentabilidade de ponta a ponta nos mais de 20 quilômetros de extensão!

Fonte do post: The Greenest Post

Crédito/fonte da foto: Divulgação