Um novo gerador solar em formato de esfera foi capaz de converter 57% a mais de energia, em comparação aos sistemas fotovoltaicos comuns.
É comum que um gerador de energia solar, como no caso dos painéis solares, sejam planos ou finos, mas o arquiteto alemão, Andre Broessel, fez diferente.
Ao utilizar da geometria e de propriedades ópticas de uma esfera transparente, o arquitetou criou uma espécie de lente de aumento “gigante”.
Foi devido ao novo gerador solar funcionar como uma lente de aumento que o seu nível de eficiência foi de mais de 57% em comparação aos sistemas convencionais, segundo Broessel.
Novo gerador solar é capaz de extrair ainda mais energia do Sol
O novo gerador solar esférico tem como objetivo principal capturar a energia do Sol, e foi batizado de beta.ey.
Em seu nome original (Spherical Sun Power Generator), já é deixado claro que a solução busca extrair mais energia solar que outros dispositivos, independentemente do período (dia ou noite).
Apesar do arquiteto Andre Broessel ter projetado o gerador, o desenvolvimento também foi conduzido pela Rawlemon Limited.
A Rawlemon Limited é uma empresa de alta tecnologia, que não só desenvolve diversos produtos, entre eles módulos fotovoltaicos, como também os comercializa.
Segundo os desenvolvedores, o beta.ey é mais econômico devido aos materiais utilizados em sua construção, além de ter um tamanho relativamente menor que os painéis solares convencionais.
Ter um tamanho compacto também colabora, consequentemente, para a implantação do novo gerador solar.
Além disso, segundo a empresa Rawlemon, o produto conta com um coletor híbrito, a fim de converter a eletricidade e a energia térmica diária simultaneamente.
“Ao reduzir a área de célula de silício para 25% com a potência equivalente usando nosso concentrador de foco de ponto de bola de ultra transmissão, ela opera em níveis de eficiência de quase 57% no modo híbrido.”
Por fim, segundo o desenvolvedor, o Ball Lens também poderá se transformar em uma lâmpada de alta potência, sendo capaz de iluminar a sua localização.
Fonte: Funverde / Fotos: Divulgação