Pneus usados ​​se tornam trilhos sustentáveis na Itália

por:
20/03/2023 as 14:45
De olho na Engenharia
Pneus usados ​​se tornam trilhos sustentáveis na Itália

A nova tecnologia projetada para aumentar a geração de energia solar na Itália. A Greenrail Solar, empresa responsável pelo projeto, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos sustentáveis para o sistema ferroviário a partir do reaproveitamento de pneus velhos de borracha Reciclados.

Segundo o presidente da empresa, Giovanni De Lisi, a ideia surgiu ao constatar que os trens do sistema ferroviário ficam expostos ao sol por grande parte do tempo. Assim, surgiu o projeto de captação de energia solar para utilização em trilhas sustentáveis. Além disso, o uso de painéis solares fotovoltaicos também foi incorporado.

O benefício da nova versão sustentável da geração elétrica é que o custo de manutenção cai pela metade e a durabilidade dos trilhos pode chegar a 50 anos a mais do que as tradicionais. Além disso, os novos trilhos reaproveitam até 35 toneladas de pneus poluentes, geralmente difíceis de reciclar.

Para cada quilômetro de pista, são reaproveitadas até 35 toneladas de pneus, um dos poluidores plásticos mais comuns no mundo. Um relatório da União Internacional pela Conservação da Natureza, publicado em 2017, estima que os pneus são responsáveis por cerca de 30% da poluição por plástico nos oceanos.

Por ser um material difícil de reciclar, pneus velhos acabam sendo abandonados e se decompondo em pedaços cada vez menores.

Os trilhos da Greenrail são similares aos trilhos tradicionais, mas são cobertos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados.

Reciclagem e energia limpa

Divulgação

Além de reaproveitar pneus e plástico urbano em sua estrutura, os trilhos também podem incorporar painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica pela luz do sol. Este processo é favorecido pela exposição constante de grande parte da malha ferroviária, normalmente localizada ao ar livre. Os dormentes com esta tecnologia tem a capacidade de produzir 35 MWh/km por ano.

Fonte do post: Revista Saber é Saúde / Panorama off Shore / Ciclo Vivo

Crédito/fonte da foto: Divulgação

  • Muito legal e importante.só que me parece que tem algo errado nesse texto pois a foto parecer que os trilhos são de ferro e os dormentes esses sim fica mais aparente que são das borrachas.porque trilhos de borracha aguentaria um trem?.

    • Boa tarde, há 3 meses após essa publicação ser questionada se o trilho ou dormentes seriam de pneu; ninguém se manifestou.

  • Os trilhos são de ferro os dormentes são de material reciclado como pneus e plástico, uma alternativa para o reaproveitamento do lixo.

  • Que mais iniciativas assim sejam divulgadas e colocadas em prática aqui no Brasil. Falta mais investimento aqui para que os projetos de outras matrizes energéticas sejam acessíveis aos brasileiros!!

    • Aqui no Brasil só daria certo se tivéssemos leis mais rígidas que funcionassem. No Rio de janeiro por exemplo roubam de tudo em uma ferrovia. Cabos(fios) roubam até os parafusos que prendem os dormentes no suporte dos trilhos.Se forem presos, cumprem penas brandas pelo furto

  • Acho que não são os trilhos, e sim os dormentes!

  • Melhor consultar um engenheiro ferroviário para ajudar a traduzir o texto. Obviamente que se referem aos dormentes.
    O mais absurdo é que um dos comentários que tenta corrigir isso é respondido com frase de vendedor: nunca reclamaram antes! (Ninguém se manifestou)
    É melhor ninguém ficar de olho em vocês.