O material de revestimento ecológico e resistente ao fogo é feito de vidro reciclado

por:
24/03/2023 as 14:20
De olho na Engenharia
O material de revestimento ecológico e resistente ao fogo é feito de vidro reciclado

Embora o vidro seja conhecido por ser totalmente reciclável, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA afirma que apenas cerca de um terço do vidro pós-consumo é realmente reciclado . Um novo material de revestimento de construção à base de vidro pode ajudar a aumentar esse número.

Ao contrário do revestimento, que é aplicado diretamente na superfície externa de um edifício, o revestimento é aplicado de forma que haja um espaço de ar estreito entre ele e a parede. Entre outras coisas, o revestimento ajuda os edifícios a reter o calor, resistir à água da chuva, bloquear o ruído ambiente e, geralmente, ter uma aparência mais agradável.

O novo revestimento, que foi desenvolvido por uma equipe da Universidade RMIT da Austrália, é composto de 83% de vidro moído que, de outra forma, acabaria em um aterro sanitário. Seus outros ingredientes incluem aglutinantes de polímeros e aditivos retardadores de fogo.

Esses aglutinantes são importantes, pois tornam o revestimento muito mais resistente do que os materiais de revestimento de vidro desenvolvidos anteriormente, que tendem a ser quebradiços. Os retardadores de fogo também são obviamente muito importantes, especialmente considerando o fato de que, se o revestimento pegar fogo, o espaço entre ele e o edifício agirá como uma chaminé, piorando o incêndio.

Como um bônus adicional, o revestimento de vidro reciclado é considerado barato, resistente à água e atende aos requisitos estruturais. Agora está sendo comercializado por meio de uma parceria com a empresa de tecnologia de materiais Livefield.

“Ao usar grandes quantidades de vidro reciclado em revestimentos de edifícios, garantindo que eles atendam aos padrões de segurança contra incêndio e outros, estamos ajudando a encontrar uma solução para o desafio real de resíduos”, disse o principal cientista, RMIT’s Assoc. Prof. Dilan Robert. “A reutilização do vidro que iria para o aterro trará benefícios ambientais, econômicos e sociais.”

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado recentemente na revista Construction and Building Materials.

Fonte do post:  New Atlas / Universidade RMIT

Crédito/fonte da foto: Divulgação / Universidade RMIT