De olho na Engenharia

Conheça a 1ª turbina eólica projetada por inteligência artificial

Conheça a 1ª turbina eólica projetada por inteligência artificial

Equipamento pode gerar 7 vezes mais energia do que as pás convencionais em áreas urbanas

Um sistema de inteligência artificial projetou uma turbina eólica super eficiente, capaz de gerar até sete vezes mais energia do que as pás convencionais em centros urbanos. Trata-se da primeira do tipo no mundo, de acordo com a empresa britânica EvoPhase, responsável pelo desenvolvimento do novo produto.

Especialistas em design de IA (inteligência artificial), a EvoPhase se uniu aos fabricantes de metais de precisão Kwik Fab Ltd. O resultado é uma turbina eólica que, além de eficiente, é adaptada às condições únicas de vento de uma área geográfica específica na cidade de Birmingham, no Reino Unido.

A produção de energia eólica em áreas urbanas ainda está longe de ser comum. Apesar de estudos revelarem altos potenciais, há diversos empecilhos para a geração de energia a partir dos ventos em meio a prédios. Novos produtos têm surgido para suprir as dificuldades. A “Birmingham Blade”, como foi batizada a turbina projetada por IA, é um exemplo de tecnologia que nasce para somar às alternativas de geração de energia limpa, acessível e em pequena escala.

Design

Com velocidades de vento relativamente baixas em Birmingham, de 3,6 metros/segundo (o que equivale a pouco mais de 12 quilômetros por hora), um dos desafios era desenvolver um designer que pudesse aproveitá-lo ao máximo.

“Precisávamos de uma turbina que pudesse capturar as velocidades de vento enquanto gerenciava a turbulência causada pelos prédios ao redor”, explicou Leonard Nicusan, Diretor de Tecnologia da EvoPhase. “O design também tinha que ser compacto e leve para se adequar às instalações em telhados.”

Foto: Divulgação

O design escolhido consiste em seis lâminas curvas – semelhantes a telhas – conectadas a um eixo vertical central. Fazendo uso de inteligência artificial, foi possível gerar e testar mais de dois mil projetos de turbinas eólicas em apenas algumas semanas durante o processo de design.

“Usar IA foi essencial para nos libertarmos dos preconceitos de longos dados que influenciaram os projetos de turbinas no século passado”, acrescentou Nicusan. “A IA nos permite explorar possibilidades de projeto além do escopo da experimentação humana tradicional”. Segundo o profissional, as simulações evolutivas confirmaram que o Birmingham Blade é até sete vezes mais eficiente do que os projetos existentes em condições similares.

Uma versão em alumínio será instalada em um telhado em Birmingham para avaliação e teste. O produto final deverá estar disponível no final de 2025.

Fonte: Ciclo Vivo | Foto: Divulgação

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.