O edifício mais “magro” do mundo e um dos mais altos do planeta foi recentemente construído em Nova York, e já está pronto para receber seus moradores. Localizado no número 111 do lado oeste da Rua 57, em Manhattan, na parte da ilha apelidada de “Rua dos Bilionários” – região reconhecida como a mais valorizada do mundo – o 111 West 57th é o terceiro prédio mais alto de Nova York: com cerca de 435 metros de altura, na cidade o prédio fica atrás somente do One World Trade Center e do Central Park Tower, e é o quarto mais alto dos EUA, também menor que o Willis Tower, em Chicago, que ocupa terceiro lugar da lista.
Com 84 andares, o arranha-céu mais fino do mundo foi desenvolvida pelo JDS Development Group e pelo Property Markets Group, com projeto assinado pelo escritório de arquitetura SHoP Architects. O local vem sendo conhecido como Steinway Tower por manter na base do edifício a imensa loja de pianos da marca Steinway & Sons, que antes ocupava sozinha o endereço, com um edifício de 16 andares, desde 1925. O edifício oferece 46 apartamentos de luxo, variando entre cerca de 360 metros quadrados e 660 metros quadrados, e mais 14 apartamentos no edifício adjacente da Steinway, com um total de 60 apartamentos, apresentando uma residência por andar.
A construção da torre foi anunciada em 2013 e começou no ano seguinte, mas acabou sendo interrompida em 2017 por questões financeiras: a conclusão se deu no final de março de 2022 sobre segundo o escritório de arquitetura, o concreto mais forte e a estrutura mais sólida do mundo. “Qualquer noção pré-concebida que nossa equipe tinha sobre o desenvolvimento dos arranha-céus de Nova York foram substituídas pela oportunidade de realizar algo sem precedentes”, comentou Gregg Pasquarelli, do SHoP Architects, em matéria do site Dezeen. “Como Nova Iorquinos, estamos incrivelmente orgulhosos de incluir um novo ícone em nosso horizonte”.
Vizinho do pior prédio de luxo do mundo
Apesar da promessa de luxo e segurança inigualáveis, a altura e a “magreza” da nova Steinway Tower remete a outra construção emblemática de Nova York – que, porém, tornou-se popular em todo o mundo pelos piores motivos. Recentemente, o edifício 432 Park Avenue ganhou as manchetes internacionais por ser um dos mais caros – e piores – endereços do planeta. Construído na mesma 57th street, o prédio custou 3 bilhões de dólares para ser finalizado, mas apresentou uma coleção de problemas, incluindo alagamentos, faltas de água, elevadores enguiçados e serviços precários.
Por enquanto, a promessa do escritório é de que a semelhança entre os dois edifícios irá se restringir à aparência delgada, à altura e ao endereço: o diagnóstico, porém, só poderá ser de fato comprovado quando os primeiros moradores se mudarem para o número 111 da Rua dos Bilionários.
Fonte: Hypeness / © Fotos 1, 2, 3, 4: SHoP Architects/reprodução / fotos 5, 6: Getty Images