De olho na Engenharia

Madeira transparente vai substituir o vidro e revolucionar a indústria da construção

Madeira transparente vai substituir o vidro e revolucionar a indústria da construção

A melhor solução para iluminar uma casa ainda é deixar a luz do sol entrar. Para isso, arquitetos abusam dos janelões. Mas já imaginou se as próprias paredes puderem ser transparentes, sem o uso de vidro?

O novo material foi inventado pelo professor Lars Berglund, do Wallenberg Wood Science Center at KTH, e consiste de uma madeira comum, o pau de balsa, do qual se retirou a lignina, um polímero estrutural que bloqueia entre 80 e 95% da luz.

Sem a lignina, a madeira ainda não fica suficientemente transparente, o que é obtido impregnando-na com acrílico, também conhecido como Plexiglass.

O resultado não é claro como o cristal, mas o tanto de opacidade que o material tem pode ser uma vantagem para células solares, por exemplo. Como o material ainda captura um pouco de luz, pode ser usado para aumentar a eficiência destas células, segundo os cientistas.

Além da eficiência das células solares, o material pode ser usado para criar paredes transparentes, e bastante sólidas, já que a madeira transparente é pelo menos o dobro mais forte que o Plexiglass. A iluminação natural resultante ajudaria a economizar energia.

Por enquanto, o trabalho que falta ser feito para que a madeira transparente chegue a nós é melhorar a transparência do material, e ampliar o processo de manufatura, para atender uma demanda comercial.

Fonte do post: Hypescience / Gizmodo / PHYS.ORG / ACS

Imagem: Divulgação

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.