A ponte, além de ter uma arquitetura moderna, está repleta de sensores de última geração que medem em tempo real como ela lida com o tráfego de pedestres.
Ela foi instalada em um dos canais mais antigos da cidade, e inaugurada pela Rainha Máxima holandesa na última quinta-feira, dia 15.
Projetada pelo designer holandês Joris Laarman, a estrutura futurística de 12 metros foi criada com um tipo de técnica de impressão 3D usando robôs de soldagem.
MX3D, a empresa que desenvolveu a tecnologia, disse que o design elaborado da ponte mostra as possibilidades da impressão 3D e da robótica na arquitetura.
As linhas fluidas da ponte, como mostradas na foto, foram criadas usando uma técnica de impressão 3D chamada manufatura aditiva de arame e arco, que combina robótica com soldagem.
Design inteligente
A ponte não é simplesmente atraente, também foi construída para ser inteligente.
Foram acoplados a ela diversos sensores que os pesquisadores do Imperial College London usarão para monitorar o estado da estrutura em tempo real e rastrear como ela pode mudar à medida que é usada por moradores e turistas.
“Isso nos ajudará a pensar sobre como as pessoas se comportam no espaço público, mas também como nossas pontes e nossos canais se desgastarão por causa dessas pessoas”, disse a vereadora da cidade de Amsterdã, Micha Mos.
Os dados iluminarão arquitetos e engenheiros em todo o mundo, respondendo a perguntas sobre o comportamento de longo prazo do aço impresso em 3D e seu uso potencial em projetos de construção futuros.
Huet, N. The world’s first 3D-printed steel bridge has opened in Amsterdam. Em: www.euronews.com/next/2021/07/16/the-world-s-first-3d-printed-steel-bridge-has-opened-in-amsterdam. 16, Julho, 2021.
Imagens do projeto e perspectiva: Joris Laarman Lab/imperial.ac.uk