O termo “engenharia” tem origem mais recente, derivando da palavra “engenheiro”, que apareceu na nossa língua no início do século XVI e se referia a alguém que construía ou operava um engenho. A palavra “engenho”, em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim “ingenium” que significa “gênio” ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
Engenharia é definida como a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Segundo Smith Engenharia é a arte profissional de aplicação da ciência para a conversão ótima dos recursos naturais para o benefício do homem. Podemos concluir então que nossos antepassados pré-históricos, ou pelo menos alguns deles, eram engenheiros, já que na observação empírica conseguiram construir ferramentas e outros objetos para uso e benefício com o uso de recursos que a natureza proporcionava.