Engenheira Queniana cria tijolos de plástico reciclado até 7 vezes mais fortes que concreto
A determinação e o conhecimento de uma engenheira queniana estão ajudando a eliminar a poluição plástica e a dar uma nova oportunidade para mais de 100 pessoas.
Decidida a oferecer soluções ao invés de ser mais uma pessoa reclamando, Nzambi Matee pesquisou maneiras de reaproveitar o plástico que ela via poluindo Nairóbi, capital do Quênia onde ela vive.
Nzambi é engenheira de materiais e criou tijolos feitos de resíduos plásticos e areia que são até 7 vezes mais fortes que concreto. Ela também desenvolveu todo o maquinário usado na fabricação dos tijolos e fundou a Gjenge Makers, startup que reaproveita resíduos que antes poluíam o planeta.
Os resíduos vem de empresas que iriam descartar plástico de polietileno de baixa e alta densidade. O material é levado a fornos de altas temperaturas e depois de aquecido, o polímero é misturado com areia e esta mistura é moldada com uma máquina hidráulica, produzindo uma variedade de tijolos usados para pavimentação.
“Usamos resíduos plásticos que não poderiam ser reciclados ou processados”, explica a engenheira. Os tijolos vêm em diferentes espessuras, cores e formatos e são vendidos por cerca de US$ 7,7 por metro quadrado.
Até agora, a startup já empregou mais de 110 pessoas e atingiu a capacidade de produzir até 1,5 mil tijolos por dia. Desde que começou a funcionar, em 2018, a empresa já reciclou mais de 20 toneladas de plástico.
Nzambi Matee avisa que este é apenas o começo. A ideia da empreendedora é triplicar a produção e oferecer esta solução para outros países do continente africano.
Com o seu trabalho Nzambi recebeu o prêmio Jovem Campeã da Terra de 2020, para a África. O reconhecimento é feito pelo Programa Ambiental das Nações Unidas.
Nzambi Matee recebeu um prêmio das Nações Unidas pela criação de startup que recicla plástico na fabricação de tijolos. Foto: Reprodução YouTube | UN Environment Programme
Fonte: Ciclo Vivo
Que Maravilha, Como fazer para trazermos essa tecnologia para nossa Comunidade aqui no Brasil?
Parabéns! O plastico não se decompõe na natureza então ela foi muito inteligente…como podemos adquirir esses tijolos aqui no brasil ?
Olá, gostaria de mais informações sobre startup. Sobre os tijolos. Saber se há condições de funcionar aqui no DF/Brasil.
Escrevam para Nzambi Matee . Ela tem página no Instagram
Muito importante legal
Vejam isto políticos de todos os continentes, vista está camisa e vamos tirar dos rios e mares bilhões de toneladas de plásticos q são jogados todos os anos,…basta ter competência e força de vontade,..
E acima de tudo tem que haver um programa de educação ao povo para que não joguem lixo em todos os lugares
Esta mulher é maravilhosa se este produto se tornar popular o mundo se tornara um lugar melhor para a vida animal, em geral pra o mundo.
No Brasil, isso é impossível. Nossa política ambiental é supervisionada por políticos “irreciclaveis”, infelizmente.
Parabéns Nzambi, estás ajudando a todo planeta dando destinação a esse plástico.
Gostei da ideia. Parabéns para essa mulher guerreira. Aqui no Brasil tijolos de Cerâmica duplamente “queimados” estão empatando o preço de lá.
Legal como trazer pra cá pro brasil
Interessante muito bom
Bom Sra hengeneira traga para o Brasil é fantástico
A mãe ‘AFRICA’,está aflorando felicidade por esta ideia inovadora e o meio ambiente agradece,à brilhante;Engenheira e Empreendedora NZAMBI.
Nzambi pode espalhar sua invenção para o mundo inteiro. Que venha para o Brasil… Mas essa não é a primeira invenção de tijolo plástico! Que venham muitas outras.
Parabéns adorei essa iniciativa…..
Olá boa tarde, gostaria de saber informações sobre esses tijolos, queria fazer uma casa aqui no Brasil com esses tijolos
maravilhoso ver jovens cientistas desenvolverem novos produtos que além de contribuir com a natureza, emprega pessoas para o seu desenvolvimento e sobrevivência, esperamos que ela inspirem outras pessoas no mundo para melhorar a nossa tão massacrada terra.
Que ótimo, orgulho para o povo negro!!
A ideia é ótima mas tenho uma dúvida quanto a resistência a temperatura e ao fogo.
Em caso de incêndio uma casa fabricada com esses tijolos derreteria num piscar de olhos.
Profissional maravilhosa, engajada, talentosa , inteligente, que Deus ilumine seus passos e que seu exemplo contagie .
Que ser iluminado, que alegria para o povo africano ter uma engenheira tão visionária.
que maravilha ainda temos esperança pelo planeta
Parabéns Nzambi Mate por pesquisar maneiras de reaproveitar o plástico que viu poluindo Nairóbi, capital do Quênia onde vive e por criar tijolos feitos de resíduos plásticos e areia que são até 7 vezes mais fortes que concreto. E também por desenvolvar todo o maquinário usado na fabricação dos tijolos e fundar a Gjenge Makers, startup que reaproveita resíduos que antes poluíam o planeta.
Poderia usar em fundações, já que o plástico é pouco afetado pela água.
https://youtu.be/QbZKP4UAtL8
Waalll muito mas muito gratificante, necessitamos de pessoas que ao invés de reclamar reclamar.
Temos sim que reclamar pois e nosso direito mas vamos agir também tiro o chapéu para essa guerreira.
Só fiquei com uma dúvida mas qual e o tipo de argamassa que deve ser usada.
Já temos algo semelhante aqui no Brasil.
parabéns precisamos de muitas cabeças pensantes com ideias inovadoras e tirar do lixo tudo que se pode reutilizar, mas uma dúvida de uma leiga no assunto, o plástico não pega fogo,não que a madeira e outros não pode acontecer.
Magnífico!!!Nosso planeta necessita dessas alternativas!!!Vida longa!!!parabéns!!!
Parabéns! Precisamos essa tecnologia pro mundo inteiro!
Reciclar a natureza agradece e o retorno e sempre de benefícios
Parabéns!! Esses são os jovens que esperamos que nos substituam, salvando esse planeta que estamos acabando com ele.
Fiquei facinada com está ideia fabulosa , parabéns Nzambi Matee por nos proporcionar a oportunidade de diminuir uma poluição plástica, tão difícil de se desintegrar na nossa natureza, e a maior parte do que consumimos vem nelas, ótima saída, fantástico,que você faça muito sucesso em sua empreitada.
Parabéns pela iniciativa. Gostaria de saber qual o aproveitamento deste produto, se já existe alguma construção feita do mesmo e qual o sedimento para sua fixação e sua durabilidade?
Em São Bento do Sul SC já tem uma usina de lixo ,que transforma quase todo lixo em tijolos bloco ,tubos e paiver . Com essa usina terá uma diminuição muito considerável no descarte no aterro sanitário do município e gerando empregos na produção dos materiais
Meus parabéns pela sua criação
Espero que chegue logo ao Brasil
Maravilhoso. Nossos jovens têm potencial, só basta , incentivo e uma boa educação . PARABÉNS!
Muito interessante essa iniciativa. O reaproveitamento e a reciclagem de resíduos que causam poluição ambiental, pela não consciência de um descarte correto, é extremamente necessária e, aliando a geração de empregos com uma valorização desses resíduos, se torna uma solução e viável economicamente e cria uma rede de coleta por meio de cooperativas de catadores.
Parabéns pela iniciativa e fez jus ao reconhecimento da ONU.
O tijolo é resistente ao calor?
Muito bom sou pedreiro e gostei da ideia 👏👏👏👏👏
Teria muito boa recepção no Brasil!
Nada como usar a inteligência pelo bem do próprio povo. Parabéns guerreira que Deus continue te abencoando.
Maravilha!! Parabéns!! Todo este material teria q ser reutilizado pq deixar no meio ambiente de qualquer forma é um horror! Sucesso!!
Parabéns a essa mulher guerreira com sua ideia e criatividade, tirando a poluição dos rios e reciclando os plásticos dos lixos e gerando empregos parabéns.
Queria saber mas sobre o assunto
Seres humanos que merecem divulgar seus feitos!!! O planeta agradece!!!
Uma benção além do sucesso da descoberta vamos tirar o plástico que é um grande poluente.
Parabéns pra essa engenheira,isso mostra pro mundo,o poder dos estudos…
Como entrar em contato com a salvadora do planeta? Deveria querer repassar para o mundo essa técnica.assistindo no Netflix Desserviço á Sociedade, no bloco “Plástico, dá pra entender a magnetude dessa descoberta feita pela Engenheira.
Parabéns Parabéns essa Queniana! Que a invenção dela ajude o planeta e a muitos Quenianos
Parabéns Parabéns essa Queniana! Que a invenção dela ajude o planeta e a muitos Quenianos.
Que coisa maravilhosa. Parabéns a ela por essa iniciativa. Ajuda o planeta e as pessoas. Fora que ainda gera renda
Maravilhosa transformação de residuos antes poluidores, sendo agora reaproveitados e usados em construçoes sustentáveis,que, provavelmente vao mudar toda nossa história de , antes lixo, depois material reciclável de cem por cento de reaproveitamento e novos produtos , nova tecnologia, novas ideias, novos empregos, …..
Espetacular. O que não falta é materia prima para este novo elemento a ser utilizado na construção civil. A Natureza e a população da Terra agradecem. Parabens a esta engenheira. Já deveria estar em utilização em todo o mundo.
Essa matéria era pra ser repercutida em toda imprensa mundial , várias vezes por tempo ilimitado….
Parabéns, pode ser de grande ajuda na contrução de moradia popular.
Show. Quero saber sobre o assunto. Sou do RJ
São iniciativas assim que merecem menção honrosa