Uma parceria entre as empresas BillionBricks e Architecture Brio está mostrando que é possível combater a crise global climática e a falta de moradias no mundo ao mesmo tempo!
Vencedoras do Prêmio Holcim para construção sustentável, as companhias desenvolveram a iniciativa PowerHYDE, que já em seu projeto-piloto abrigou 125 famílias de pessoas em situação de rua em moradias de qualidade e, ao mesmo tempo, de baixo custo – que, de quebra, ainda são carbono neutro, já que as casas são equipadas com planta solar no telhado para gerar energia.
Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, as moradias são capazes de produzir até 25 vezes mais energia do que a família precisará em seu dia a dia. A ideia é vender o excedente para ajudar a financiar a construção de mais casas similares. Desta forma, mais comunidades sustentáveis se espalharão pelo sudeste da Ásia, onde o projeto está sendo implementado, fomentando a energia limpa e reduzindo a pobreza.
“As casas são modulares, feitas com peças estilo lego, fáceis de modelar e que não precisam conectar com nenhum outro serviço”, explica a BillionBricks, mostrando que a tecnologia tem potencial para ser expandida para cada vez mais locais remotos.
Além de produção de energia limpa, as casas também são montadas para coletar água da chuva para uso das famílias.
As primeiras unidades foram construídas na Índia e 500 outras casas estão sendo construídas em Manila.
Assista, abaixo, ao vídeo que mostra mais detalhes do projeto!
Fonte: The Greenest Post