De olho na Engenharia

SP constrói 1º condomínio do Brasil com concreto verde que reduz pela metade impacto da obra

SP constrói 1º condomínio do Brasil com concreto verde que reduz pela metade impacto da obra

O Concreto Verde (EcoPact) está sendo utilizado na construção de um condomínio horizontal com 20 unidades habitacionais, em São José dos Campos, São Paulo. O empreendimento imobiliário, que será o primeiro do Brasil a receber o novo produto, está adotando as medidas necessárias para ser o primeiro do Vale do Paraíba a obter a certificação da Green Building Brasil (GBC), chancela de credibilidade internacional, voltada para sustentabilidade em construções residenciais.

Fruto do investimento da LafargeHolcim, empresa responsável pela construção, o Concreto Verde apresenta corte de até 50% nas emissões de CO2, além de excelente qualidade, reduzindo a necessidade de manutenções nas edificações em que é utilizado.

Inicialmente, está prevista a entrega de 200 metros cúbicos de Concreto Verde, o equivalente a cerca de 30 caminhões, para a construção das 20 casas. O produto foi escolhido pela incorporadora por se adequar ao conceito do empreendimento, cuja premissa é a utilização de diversos materiais e tecnologias para auxiliar na redução do consumo de recursos naturais e emissão de poluentes. A Certificação GBC Brasil Condomínio® é aplicável a novas construções de condomínios multifamiliares e avalia as fases de projeto e obra a fim de reconhecer residências mais eficientes e confortáveis. Para tanto, a certificação analisa, mediante relatórios e auditorias presenciais, o atendimento a diversos pré-requisitos e créditos, divididos em 8 categorias.

“O uso do Concreto Verde no projeto é uma das medidas que estamos adotando para minimizar os impactos ambientais, conforme os parâmetros estabelecidos na certificação. Nesse empreendimento em especial, o Eco Residencial Vita Nature, nosso foco é realizar um projeto realmente sustentável, numa área integrada com a natureza, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explica Haroldo Mota, proprietário da N. S. A. Incorporações.

Fonte: The Greenest Post

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.