O Concreto Verde (EcoPact) está sendo utilizado na construção de um condomínio horizontal com 20 unidades habitacionais, em São José dos Campos, São Paulo. O empreendimento imobiliário, que será o primeiro do Brasil a receber o novo produto, está adotando as medidas necessárias para ser o primeiro do Vale do Paraíba a obter a certificação da Green Building Brasil (GBC), chancela de credibilidade internacional, voltada para sustentabilidade em construções residenciais.
Fruto do investimento da LafargeHolcim, empresa responsável pela construção, o Concreto Verde apresenta corte de até 50% nas emissões de CO2, além de excelente qualidade, reduzindo a necessidade de manutenções nas edificações em que é utilizado.
Inicialmente, está prevista a entrega de 200 metros cúbicos de Concreto Verde, o equivalente a cerca de 30 caminhões, para a construção das 20 casas. O produto foi escolhido pela incorporadora por se adequar ao conceito do empreendimento, cuja premissa é a utilização de diversos materiais e tecnologias para auxiliar na redução do consumo de recursos naturais e emissão de poluentes. A Certificação GBC Brasil Condomínio® é aplicável a novas construções de condomínios multifamiliares e avalia as fases de projeto e obra a fim de reconhecer residências mais eficientes e confortáveis. Para tanto, a certificação analisa, mediante relatórios e auditorias presenciais, o atendimento a diversos pré-requisitos e créditos, divididos em 8 categorias.
“O uso do Concreto Verde no projeto é uma das medidas que estamos adotando para minimizar os impactos ambientais, conforme os parâmetros estabelecidos na certificação. Nesse empreendimento em especial, o Eco Residencial Vita Nature, nosso foco é realizar um projeto realmente sustentável, numa área integrada com a natureza, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explica Haroldo Mota, proprietário da N. S. A. Incorporações.
Fonte: The Greenest Post