De olho na Engenharia

Escola de bambu ganha prêmio arquitetônico internacional

Escola de bambu ganha prêmio arquitetônico internacional

Integrada à paisagem natural, escola tailandesa se destaca por aliar design ecológico e funcionalidade

Em meio a uma fazenda orgânica, a cerca de 14 km do centro histórico de Chiang Mai, na Tailândia, está a Escola de Culinária Zabb e Lee. O espaço construído quase inteiramente com bambu acaba de vencer o A+Awards 2025, prêmio da Architizer que homenageia os melhores edifícios e espaços do ano no mundo todo.

Cercado por arrozais, lagos e vegetais, o projeto arquitetônico, intitulado The Bull, foi projetado pelo escritório Chiangmai Life Architects, cuja filosofia é justamente incorporar materiais naturais às demandas atuais, com designs orgânicos, leves, além de conhecimento de engenharia atualizado. A empresa usa terra e bambu como principais materiais de construção.

Foto: Chiangmai Life Architects

No caso da Escola de Culinária Zabb e Lee, o projeto começou com um pavilhão que foi expandido para dois e posteriormente para três -, devido ao sucesso entre os clientes.

Cada espaço foi cuidadosamente projetado para criar entradas acolhedoras, que levam a duas áreas em forma de cúpula conectadas por outra mais longa, criando assim três pontos distintos para as funções: preparação, cozimento e alimentação.

As cúpulas são baseadas em arcos de bambu cruzados feitos de varas de bambu agrupadas. O projeto confere ao espaço interno uma sensação de amplitude maior do que a forma externa sugere. A cor natural e as linhas fluidas, por sua vez, criam uma atmosfera acolhedora e harmoniosa, realçada à noite com iluminação.

Foto: Chiangmai Life Architects

Escola de bambu

Como o principal material utilizado é o bambu, que absorve dióxido de carbono durante seu crescimento, a pegada de carbono é praticamente zero.

O bambu se destaca como um material construtivo sustentável e versátil, combinando resistência, leveza e beleza natural. Além disso, sua alta resistência à tração, aliada à flexibilidade, o torna ideal para estruturas em regiões sujeitas a eventos sísmicos ou ventos fortes. No entanto, para garantir durabilidade, é essencial que receba tratamento adequado contra umidade, fungos e insetos. Saiba mais sobre o bambu.

Foto: Chiangmai Life Architects

O projeto The Bull venceu o Architizer A+Awards de 2025 na categoria Edifício de Hospitalidade Sustentável por escolha do júri. Confira todos os finalistas e o vencedor da categoria por escolha popular.

Com informações de Ciclo Vivo.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.