Casa em Paraty traz teto verde e referências de arquitetura indígena

por:
17/10/2022 as 17:43
De olho na Engenharia
Casa em Paraty traz teto verde e referências de arquitetura indígena

Traços simples e presença de elementos naturais integram a Casa Taperá à paisagem natural

Com referências de um estilo arquitetônico indígena que lhe empresta o nome, a Casa Taperá une simplicidade e sofisticação sob um impressionante telhado verde, que conecta os 3 pavimentos do projeto.

Localizada em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, esta residência, assim como as casas indígenas, integra a natureza ao desenho, aproveitando ao máximo a iluminação e a ventilação naturais.

O projeto de Victor B. Ortiz é separado em três níveis. O nível superior serve de entrada e abriga os espaços sociais da casa, como a sala de estar e jantar, a cozinha, a sala de café da manhã e o quarto de hóspedes. O nível médio possui três suítes, cada uma caracterizada por impressionantes janelas do chão ao teto. Enquanto o nível mais baixo é um terraço, composto por um teatro, sala de jantar ao ar livre e jardim de inverno.

Os traços simples e os espaços amplos e abertos, garantem um estilo único, com a natureza presente na paisagem das janelas e nas cores do interior, no verde das plantas ou na madeira aparente de móveis e decoração.

O destaque, no entanto, fica com o teto verde curvo que unifica toda a casa, respeitando a inclinação da paisagem, quase escondendo os diferentes níveis da casa, fazendo com que ela ser pareça uma estrutura única, longa e nivelada.

O telhado de metal, mas leve, também protege a casa dos raios diretos do sol e permite a entrada do ar e da luz de forma suave.

Em todos os ambientes, móveis brasileiros e uma decoração minimalista.  A casa usa madeira local, desde os móveis até os caixilhos das janelas, passando pelas colunas com detalhes de marcenaria aparentes.

Respeitando o estilo ancestral, a casa garante uma identidade entre a paisagem externa e interna, valorizando a presença da natureza em todos os ambientes. Um verdadeiro refúgio de paz e verde.

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: victor b. ortiz architecture

  • UMA LINDEZA !!! PARABÉNS!!!

    • Sim, muito interessante. Morada ideal q deve ser divulgada como habito comum com viabilidade de projetos mais eficientes e de custos de execuçao e manutençáo acessiveis…Valeu !!l

  • Realmente é impressionante 👏👏👏
    Eu estou trabalhando pra fazer uma casa pra mim em um terreno inclinado e queria fazer a casa com degraus semelhante a esse . Mais bem mais simples

    • Caso precise de ajuda, conte comigo! Abs

  • Belo projeto. Fica em que região de Paraty?

  • Adoro a cultura indígena arquitetura maravilhosa no Xingu e outras em Mato Grosso mas essa casa faz referência a casa indígena de qual etnia você fala??

  • Lindo projeto integrando a NATUREZA e aproveitando materiais locais! Fiquei fascinada, encantada com a criatividade do arquiteto!

  • Fiquei impressionado com o partido do projeto e a solução final. Um dos projetos mais brilhantes que tive oportunidade de conhecer.

  • Ótimo projeto, meus parabéns!

  • Achei minha house 😍