A Ford está sempre criando formas de incentivar seus funcionários a buscar mais inovação para a relação entre motoristas e seus carros. Das milhares de ideias patenteadas pela companhia, uma em específico recebeu grande destaque: trata-se de um projeto que pretende reaproveitar a água usada no ar-condicionado dos automóveis e torná-la própria para consumo.
Batizada de On-the-GO H20 (algo como “água imediata”, em tradução livre), a ideia foi concebida e posta em prática pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger, que tiraram a inspiração de um dispositivo peruano capaz de condensar moléculas de ar e filtrar a água para a população de Lima, capital do Peru.
Nos veículos, a água usada no sistema de ar-condicionado acaba se evaporando ou pingando no solo. Foi pensando em evitar esse desperdício que os responsáveis criaram o projeto, que funciona da seguinte maneira: o sistema capta a água que foi usada no ar, filtra e armazena em um dispositivo muito similar a um bebedouro, que fica abaixo do câmbio do veículo.
Sendo assim, basta que o motorista e os passageiros abram a torneira e sirvam-se da água potável durante o percurso. Um automóvel costuma gerar cerca de 2 litros de água a cada hora de rolagem, se o ar estiver ligado.
Fonte: Reprodução / Canaltech / Foto: Divulgação