De olho na Engenharia

Japão possui santuário de água de 1.200 anos para manter abelhas hidratadas

Japão possui santuário de água de 1.200 anos para manter abelhas hidratadas

No auge do verão, quando as temperaturas estão subindo, o acesso à água potável que já é essencial, fica mais fundamental para todos – humanos e animais. E sim, isso inclui até abelhas! No antigo Santuário Hitokotonushi na prefeitura de Ibaraki, no Japão, que foi fundado no ano de 809, um ambiente de cuidado dedicado às abelhas locais.

Estabelecido há mais de 1.200 anos, o histórico Santuário fica nos arredores de Tóquio e garante a vida e perpetuação das abelhas a cada verão. As bacias hidrográficas do local, projetadas para hidratar os seres humanos, passam por uma reforma em miniatura coberta com musgo, arquitetura minúscula e superfícies de escalada para receber a população polinizadora da região.

Ali, as abelhas encontram uma fonte limpa para beber, alimentar as abelhinhas mais jovens, diluindo o mel e ajudando a estabilizar a temperatura da colmeia.

Assim como os humanos e outros animais, as abelhas às vezes lutam para encontrar água limpa em climas quentes e, quando o fazem, correm o risco de se afogar se não houver pontos suficientes para pousar.

Os visitantes do santuário têm à disposição bacias de água no temizu-ya, um pavilhão de ablução xintoísta, para reidratação. Esses santuários aquáticos são replicados em miniatura no verão para acomodar as abelhas, dando a elas um lugar especial para se refrescar.

Esse cuidado com todas as criaturas é o que a tradição e os valores xintoístas propagam, com o respeito pela natureza e reverência a todas as criaturas vivas.

Uma placa é instalada no santuário para que os visitantes humanos facilitem as relações com as abelhas que diz: “Para aqueles que usam o temizu, as abelhas do bairro estão chegando ao santuário para beber água. Agora estamos guiando as abelhas para seu próprio local exclusivo. Elas são muito gentil, então raramente picam. Por favor, olhe para elas calorosamente sem provocá-las.”

Quando as imagens do santuário de abelhas foram compartilhadas no Twitter do santuário, a história se tornou viral. É reconfortante saber que as pessoas em todo o mundo se preocupam tanto com o bem-estar dos maiores polinizadores do planeta.

Fonte: Hypeness / Fotos: Hitokotonushi Shrine/Reprodução

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.