Empresa suíça usa resíduos para fabricar isolante acústico

por:
18/01/2024 as 09:40
De olho na Engenharia
Empresa suíça usa resíduos para fabricar isolante acústico

Totalmente circular, material possui alto desempenho e ainda embeleza ambientes

Usando resíduos da indústria do algodão, a empresa suíça Impact Acoustic desenvolveu um isolante acústico de alto desempenho. O material, batizado de ARCHISONIC, é uma solução circular que pode ser devolvida ao processo de produção ao fim de sua vida útil. 

Fabricado na Itália, o ARCHISONIC usa apenas materiais sustentáveis em sua composição, sendo que o principal componente do material é a celulose derivada do línter de algodão, subproduto da indústria do algodão que, de outra forma, seria descartado.

O fato do absorvedor acústico ser totalmente reutilizável ajuda a reduzir o desperdício, garante que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e também que o produto possa ser utilizado indefinidamente, simplesmente remodelando e adicionando apenas água, sem degradar a qualidade dos materiais.

Foto: Impact Acoustic | Divulgação

Disponível numa gama de 24 cores naturais, o material não só absorve o som, mas também acrescenta uma estética natural aos ambientes onde é instalado. As cores foram obtidas com pigmentos terrosos naturais, que combinam com o feltro feito de PET reciclado.

Cada painel é feito à mão na Itália aliado à engenharia suíça, podendo absorver até 60% do som e tornando-o um absorvedor acústico altamente eficaz.
 
A circularidade é um conceito que ganhou força nos últimos anos e refere-se à ideia de incluir o fim de vida de um produto em seu processo de design. Como resultado, um produto pode voltar à linha de produção e ser totalmente reutilizado.

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Divulgação / Fotos: Impact Acoustic