De olho na Engenharia

BYD lança primeira caminhonete híbrida do Brasil

BYD lança primeira caminhonete híbrida do Brasil

Shark inaugura novo segmento no país com modelo eletrificado – caminhonete híbrida vem com kit de painéis solares e carregador wallbox.

O novo lançamento da BYD inaugura o segmento de pick-ups eletrificadas no Brasil. A Shark é apresentada pela montadora como a primeira caminhonete super-híbrida do Brasil, com tecnologia DMO híbrido plug-in, que combina um motor 1.5L turbo e um motor elétrico com a bateria Blade de 29.6 kWh de capacidade. O lançamento reforça a estratégia da BYD de ser protagonista na transição do Brasil em direção a eletrificação da sua frota de veículos, não apenas no urbano, mas agora também no off-road.

“Ultrapassamos a marca de 60 mil carros eletrificados vendidos no Brasil este ano. A chegada da BYD no país foi essencial para o cenário de transformação rumo a uma mobilidade sustentável. Com o lançamento da Shark a gente inaugura um novo segmento, que vai oferecer o que há de melhor entre as caminhonetes”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

Foto: BYD

Por ser híbrida plug-in, a BYD Shark pode ser utilizada puramente no modo elétrico com uma autonomia de até 100 km, ideal para deslocamentos urbanos ou nas fazendas. De acordo com os testes feitos pelo INMETRO, a Shark possui uma autonomia na gasolina equivalente a até 24,6km/le na cidade e 19,9 km/le na estrada.

Ao combinar o sistema híbrido elétrico com um motor de 1.5L turbo, atinge uma potência combinada de 437 cavalos com um torque combinado de 65 KGf.m, permitindo assim atingir uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos.

Conexão e tecnológica

A nova plataforma combina o estilo robusto do off-road com recursos de segurança e conforto. O painel da caminhonete oferece um ecossistema totalmente integrado, com comandos de voz, além do head-up display, que projeta a velocidade, navegação e informações relevantes ao motorista, no vidro da frente, proporcionando mais conforto e segurança sem tirar o olho da estrada seja na terra ou no asfalto.

Ainda é possível gerenciar remotamente a Shark por meio do aplicativo BYD, que oferece diversas funções do carro a serem feitas à distância, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos e outras funcionalidades.

Foto: BYD

Entre as novidade está o sistema VtoL (Vehicle to Load) de série que oferece mais três tomadas na caçamba para ligar equipamentos externos.

Segurança

Integrando a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), ela garante uma proteção elevada. A bateria funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo.

A Shark possui o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado.

Design inspirado no tubarão

O nome Shark (tubarão em inglês) tem uma razão: a luz de LED que atravessa toda a frente remete à boca aberta de um tubarão. As laterais possuem linhas fluidas que refletem o movimento do animal em águas profundas. Na traseira, está uma luz inspirada na nadadeira do animal marinho.

Foto: BYD

O tamanho também lembra as dimensões de um grande predador: a caminhonete tem uma distância entre eixos de 3.260 mm, capacidade de cargas de 790kg, a de reboque chega a 2.500kg e a de transporte de mercadorias que é de 1.200 litros.

Preços e itens especiais

Lançada oficialmente em Giânia, no dia 19 de outubro, a BYD Shark chega ao mercado brasileiro por R$ 379,8 mil. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

Como condição especial para o lançamento, a montadora anunciou a inclusão de um carregador wallbox e uma mini usina solar, com painéis fotovoltaicos que geram energia limpa para a recarga da bateria, para quem comprara caminhonete. O equipamento é particularmente bem-vindo para locais onde a infraestrutura elétrica ou de pontos de recarga não é bem desenvolvida.

A Raízen Power, responsável pela rede Shell Recharge no Brasil, em conjunto com a BYD oferece 15% de desconto nas recargas em seus mais de 280 pontos de carregamento. O benefício é válido para todos os clientes da montadora, por três anos, mediante cadastro no App BYD Recharge. A parceria, firmada no início do ano, também prevê a instalação de 30 novos hubs de recarga, totalizando 600 pontos em oito capitais, ampliando o acesso à eletromobilidade para os clientes BYD.

Durante o evento de lançamento, o Santander ofereceu condições exclusivas de financiamento, com taxas a partir de 0,99%. Além disso, apresentou o Plano Agro, pensado para o produtor rural, que permite personalizar o financiamento de acordo com o calendário da safra, com parcelas reduzidas fora do período de colheita e as melhores taxas para adquirir seu 0km.

Aplicativo traz pontos de carregamento no Brasil. Foto: BYD

A empresa de blindagem CARBON também está entre os parceiros da BYD no lançamento da Shark e oferece a quem comprar a caminhonete a Blindagem Certificada pela BYD com preço promocional de R$ 78,2 mil. “É um grande orgulho participar do  lançamento da primeira caminhonete BYD no Brasil e poder oferecer aos clientes toda segurança e proteção da blindagem com garantia de fábrica”, disse Everton Kurdejak, Vice-Presidente Comercial da CARBON.

Fonte: Ciclo Vivo | Foto: BYD

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.