Pequenas e baratas turbinas eólicas em áreas urbanas que geram energia limpa e renovável: essa é a proposta da empresa Flower Turbines, dos EUA, que desenvolvem turbinas que imitam o formato de tulipas.
O melhor é que a tecnologia patenteada gera energia em qualquer direção sem causar poluição sonora, uma vez que seus ruídos de baixa frequência são indetectáveis para o ouvido humano – um ponto essencial para que as turbinas possam ser instaladas em qualquer local.
Além disso, seu formato de tulipa ajuda a evitar acidentes com pássaros, uma reclamação típica dos críticos da energia eólica.
Hoje, as chamadas “tulipas giratórias” estão disponíveis em 3 modelos, que se diferem pelo tamanho, eficiência e objetivo do cliente. Todas são silenciosas e podem ser instaladas até mesmo próximo a residências urbanas.
O menor modelo tem apenas um metro de comprimento e é uma alternativa “fora da rede” para momentos onde se faz necessário o uso de energia em locais remotos, como excursões e acampamentos com poucas pessoas.
O modelo ‘meio-termo’ já tem 3 metros e é o mais indicado para uso residencial e de microempresas. Suas lâminas são feitas de fibra de vidro e o modelo é vendido com um gerador, um controlador de carga, bateria (carga extra) e um inversor de rede.
“Graças ao seu tamanho compacto, a turbina pode ser instalada no solo ou em telhados planos suficientemente fortes. É a combinação perfeita entre custo-benefício e produtividade”, garante a Flower Turbines em seu site oficial.
Já o modelo maior tem imponentes 6 metros de altura e é uma opção para a produção de energia em maior escala, cuja turbina é pensada para ser instalada em telhados mais fortes, como em estacionamentos, postos de combustíveis e áreas abertas, como fazendas e campos de pastagem.
De acordo com a empresa norte-americana, instalar várias turbinas próximas aumenta a produção de energia em até 50%. Isto porque as turbinas alimentam correntes de ar umas nas outras.
Para mostrar a eficiência das turbinas eólicas no dia a dia, a Flower Turbines tem testados diversos usos para sua tecnologia.
Um exemplo disso é a criação de estações de carregamento de bicicletas elétricas abastecidas por energia solar e eólica.
A Flower Turbines foi desenvolvida por Daniel Farb, um engenheiro que cresceu em uma casa onde seu pai escrevia artigos que popularizaram o movimento de conservação nos Estados Unidos.
Daniel é um verdadeiro amante da natureza, apaixonado pelo minimalismo e a simplificação da tecnologia, de modo que ela possa ser harmônica com a mãe natureza.
A empresa recebeu o Prêmio Holandês de Sustentabilidade 2019 após sua participação no acelerador marítimo PortXL em Roterdã.
Fonte: Ciclo Vivo / Exemplo de aplicação. Foto: Flower Turbines