De olho na Engenharia

Bike de plástico dos oceanos e “couro” de abacaxi é lançada no Brasil

Bike de plástico dos oceanos e “couro” de abacaxi é lançada no Brasil

Modelo elétrico é resultado da parceria da marca Lev com a Parley for the Oceans

A Lev, marca brasileira de bicicletas elétricas, firmou uma parceria inovadora com a Parley for the Oceans, organização global dedicada à proteção dos oceanos. O resultado dessa colaboração é uma bicicleta elétrica feita com materiais pouco usuais: o Parley Ocean Plastic® — material produzido com resíduos plásticos interceptados de regiões costeiras — e couro ecológico derivado de fibras de abacaxi, o Piñatex.

Apresentar elementos de design que reforçam o compromisso com a sustentabilidade é algo que diversas marcas de bicicleta têm almejado. Neste caso, o uso do Piñatex substitui o couro tradicional do assento da bicicleta. Feito com resíduos agrícolas, o material é leve, durável, flexível e pode ser utilizado em diversas aplicações. No CicloVivo, já destacamos o uso da marca de calçados Insecta Shoes. Já o Parley Ocean Plastic® é um tipo de plástico reciclado criado a partir de resíduos plásticos encontrados nos oceanos, costas e outras áreas marinhas -, sendo igualmente aplicado desde vestuário e calçados até acessórios e equipamentos esportivos.

“Sempre tivemos vontade de realizar uma ação significativa nessa direção, e agora, com a Parley, conseguimos chegar a um resultado bacana. A colaboração traz inovação às nossas e-bikes e uma oportunidade concreta de impacto sustentável. Cada e-bike se torna uma oportunidade de transformar o plástico retirado da costa em algo positivo”, afirma Bruno Affonso, sócio-fundador da Lev.

O lançamento oficial da bicicleta Lev x Parley ocorreu no dia 1º de dezembro, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. O evento contou com uma série de ações, incluindo uma pedalada simbólica e uma limpeza de praia. A iniciativa antecipa o compromisso da marca de limpar 200 metros quadrados de litoral a cada bicicleta Lev x Parley vendida, além de limpar 30 metros quadrados de regiões costeiras a toda bicicleta Lev vendida durante a parceria.

Bike de plástico e abacaxi

Fundada em 2012, a Parley for the Oceans trabalha com uma rede global de parceiros para aumentar a conscientização sobre a fragilidade dos oceanos e combater a poluição marinha. No Brasil, a organização colabora com comunidades locais para realizar limpezas em ilhas remotas, criar programas educativos e promover coletivamente a conservação dos ecossistemas marinhos.

Foto: Lev

Dando um novo fim aos plásticos retirados dos oceanos e buscando substituir o plástico virgem, a Parley criou a Parley Ocean Plastic®, material que envolve a coleta e recuperação de plásticos descartados de áreas costeiras, que são então limpos, reciclados e transformados em novos produtos. Tais plásticos podem incluir itens como garrafas PET, sacolas e outros tipos de resíduos marinhos. Assim como a Lev, outras grandes marcas, como Adidas, têm adotado esse material em suas coleções.

Guilherme Braga, Head de Colaborações da Parley Brasil, destaca o poder transformador da iniciativa conjunta. “Juntos, estamos transformando um símbolo de ameaça em um símbolo de mudança. Essa bicicleta não é apenas um produto, mas uma mensagem de que podemos reduzir os danos causados ao meio ambiente”.

Além da criação da bicicleta, a Parley também tem investido na educação ambiental dos colaboradores da Lev, capacitando-os e incentivando-os a fazer parte do movimento pelos oceanos, pelo clima e pela vida. Com essa ação, ambas as organizações reforçam seu compromisso com um futuro mais sustentável e com a preservação dos ecossistemas brasileiros.

Fonte: Ciclo Vivo | Foto: Lev

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.