De olho na Engenharia

Ciclone avança para o Sudeste após causar estragos no Sul

Ciclone avança para o Sudeste após causar estragos no Sul

Passagem de tornado deixa mortos no Paraná. Ciclone extratropical segue para o Sudeste.

Pelo menos seis pessoas morreram vítimas de um tornado na madrugada deste sábado (8) no Paraná. O fenômeno é consequência de um ciclone extratropical que chegou ao Sul do Brasil na sexta-feira (7). A Defesa Civil estima que cerca de 10 mil pessoas tenham sido impactadas pelos ventos. Até o momento, 28 pessoas estão desabrigadas e 1.000 desalojadas. 

Durante a tarde de sábado, o fenômeno deve atingir a capital paulista e outras cidades do Sudeste. A partir de domingo, a situação volta a ficar estável na região Sul.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta recomendando que a população evite áreas abertas, recolha objetos soltos e não estacione veículos sob árvores durante tempestades.

Previsão do tempo para o sábado (08/11):

Sul: A região será a mais afetada. Previsão de chuva forte e ventania, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h no litoral. Há risco de temporais no leste de Santa Catarina e no Paraná. O mar ficará muito agitado.

Sudeste: O ciclone trará instabilidade para a região. Espera-se ventos de 80 a 100 km/h em partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em São Paulo, há previsão de temporais à tarde, com ventos de até 115 km/h no litoral norte. A chuva chega ao Rio de Janeiro durante a tarde e ao Espírito Santo à noite.

Centro-Oeste: Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas, com risco de temporais isolados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ventos podem chegar a 80 km/h em algumas áreas.

Nordeste: Instabilidade no sul e oeste da Bahia, com pancadas fortes. O restante da região terá tempo seco, aberto e quente.

Norte: Chuva isolada no interior do Amazonas e pancadas no sul de Rondônia e Tocantins, que podem se intensificar à tarde.

As informações são do Climatempo.

Previsão do tempo para o domingo (09/11):

Haverá uma significativa melhora no tempo no Sul, com chuva apenas fraca e isolada no litoral.

No Sudeste, o tempo também fica mais estável, com chuvas apenas isoladas no sul de São Paulo e litoral do Rio de Janeiro, e o calor retorna no interior.

No Centro-Oeste e no Nordeste, as pancadas de chuva continuam em algumas áreas, enquanto o Norte terá chuva mais intensa no Amazonas e Acre.

A partir de segunda-feira (10), a previsão é de tempo mais firme na maior parte do país.

Ciclone extratropical: o que é e por que provoca tempestades

ciclone extratropical é um fenômeno atmosférico formado pelo encontro entre massas de ar quente e frio — uma espécie de choque térmico que cria sistemas de baixa pressão e dá origem a ventos fortes, chuvas e grande nebulosidade. 

Passagem de tornado no Paraná deixou estragos (Imagem: Reprodução/Agência Brasil)

Ele se desenvolve geralmente fora da zona tropical e costuma estar associado ao avanço de frentes frias, que empurram o ar quente para cima e geram instabilidade na atmosfera. Esse movimento cria o giro de ar característico do ciclone, responsável pelos ventos intensos e tempestades que o acompanham.

No Brasil, esses sistemas se formam principalmente sobre o oceano Atlântico Sul, próximos ao litoral do Sul e do Sudeste, e podem atingir o continente com força variável. Em casos mais intensos, provocam enchentes, deslizamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia

Após a passagem do fenômeno, o ar frio tende a se estabelecer, o que causa queda nas temperaturas e estabilização do clima. Segundo meteorologistas, o período de formação de um ciclone extratropical costuma variar de 12 a 24 horas

Os efeitos deste tipo de ciclone, embora de curta duração, podem ser severos, especialmente quando coincidem com altas temperaturas superficiais do mar.

Com informações de Olhar Digital.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.