Descoberta foi feita na antiga cidade de Baiae, que já foi um luxuoso local de férias para a elite romana.
Um impressionante piso de mármore da era romana foi encontrado no fundo do mar. Segundo pesquisadores, o local da descoberta fazia parte de uma antiga cidade romana que acabou sendo submersa com o passar do tempo.
“Las Vegas da era romana”
O antigo assentamento de Baiae já foi um luxuoso local de férias para a elite romana, recebendo figuras como os imperadores Júlio César, Nero, Cícero e Adriano.
A cidade ostentava vilas de luxo situadas ao longo de uma bela costa no Golfo de Nápoles, perto de onde estão os famosos restos da cidade de Pompéia.
Apesar da fama, o local também tinha uma fama negativa.
O famoso filósofo Sêneca descreveu Baiae como um “lugar a ser evitado” devido ao vício e ao pecado.
A cidade acabou afundando devido a processos históricos e geológicos.
Quando o Império Romano começou a entrar em colapso, foi atacado por vários invasores e mais tarde invadido por exércitos muçulmanos no século VIII d.C.
No século XVI, ela finalmente acabou submersa em função da atividade vulcânica dentro dos Campos Flegreanos nos quais se assentava.
Piso de mármore está sendo restaurado
Ao longo dos anos, arqueólogos conseguiram recuperar várias relíquias antigas que ajudam a reconstruir a história de Baiae. A mais recente descoberta foi de um piso de mármore multicolorido que agora está sendo restaurado.
De acordo com o Parque Arqueológico dos Campos Flegreus, o piso é composto por milhares de lajes de mármore e tem centenas de formas diferentes, que foram reunidas para criar diversos padrões geométricos.
A estrutura faz parte do “opus sectile”, um mosaico composto por materiais coloridos, como mármore, concha, madrepérola e vidro, que são cortados em formas específicas e incrustados para criar diferentes desenhos e padrões.
Segundo os pesquisadores, o piso embelezava a sala de recepção de uma villa romana que teria pertencido a um indivíduo de alto status na cidade durante o século III d.C. Por ser extremamente cara, a construção teria usado alguns materiais recuperados ou retirados de outros pisos ou paredes.
Fonte: Olhar Digital / Imagem: Divulgação