De olho na Engenharia

Parede verde usa telhas de cerâmica reciclada para resfriamento natural

Parede verde usa telhas de cerâmica reciclada para resfriamento natural

Existem inúmeras maneiras mais ecológicas ao ar condicionado, afinal, como você acha que nossos antepassados se refrescavam? A empresa de arquitetura indiana Manoj Patel Design Studio acaba de lançar um incrível projeto de resfriamento natural através da reutilização criativa de telhas de barro dispostas em uma parede verde. Todas as telhas são fabricadas localmente e a invenção oferece um ambiente fresco sem os malefícios ao meio ambiente que equipamentos como o ar condicionado oferecem.

Apelidado de Plantação de Telhas Ridge Clay, o projeto foi criado para promover o uso de produtos de argila produzidos localmente e foi recentemente instalado no terraço de uma residência em Vadodara, uma cidade indiana com um clima extremamente quente e temperaturas acima dos 37 graus. Solução não apenas para o alívio natural do calor, a iniciativa estimula a economia local e dá um toque de natureza à áreas urbanas.

Segundo os arquitetos, o uso da telha de barro é mais adequado a climas quentes, pois a superfície da argila absorve a água das plantas e, quando o ar entra em contato com a superfície, libera ar fresco no espaço. “O uso de ladrilhos de argila serve ao propósito de plantar com uma transformação sensível ao meio ambiente, proporcionando expressão da beleza eterna em menos espaço”, explicam.

Produzidos por artesãos locais, as telhas foram levemente modificadas com a adição de pequenas ranhuras. Em seguida fixadas à parede com cimento, a parede estrutural é montada à mão e compreende telhas dispostas em zigue-zague. Os formatos criados por dois ladrilhos em forma de V, posicionados um em frente ao outro, são usados para reter plantas e luzes ou podem ser selados para criar uma pequena superfície para a colocação de objetos.

Fonte: Hypeness / Fotos: Manoj Patel Design

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.