Universitária brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável

por:
24/08/2022 as 10:00
De olho na Engenharia
Universitária brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável

Estudante da Universidade Federal de Ouro Preto é a finalista nacional do Red Bull Basement, programa universitário mundial

O Red Bull Basement é um programa universitário mundial que ajuda a capacitar alunos com ideias inovadoras, usando a tecnologia para gerar mudanças positivas. Em sua quarta edição, o programa recebeu a inscrição de 443 equipes brasileiras e anunciou o projeto que mais chamou a atenção: uma garrafa que torna qualquer água potável.

Com o objetivo de democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico, a estudante Bárbara Paiva da Universidade Federal de Ouro Preto, ela desenvolveu a Aqualux, uma garrafa para esterilização de água por radiação, com filtro carregado a luz solar, que torna qualquer água potável – o melhor: cabe na palma da mão e pode ser levado a qualquer lugar.

“A ideia do projeto surgiu no meu mestrado, onde estudo a esterilização de parasitas via radiação, e pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, conta Bárbara. ‘Essa oportunidade de ser a campeã nacional tem sido incrível ao meu projeto, porque além de me ajudar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar o processo e aumentar a visibilidade”.

Para conquistar a sua vaga de finalista, Bárbara teve uma longa trajetória na competição, desde uma avaliação da comunidade local entre os meses de setembro e outubro, que foi levada em conta para a decisão final do painel de jurados, até a seleção dos 10 projetos finalistas – onde seu projeto foi escolhido.

No mês de dezembro, os vencedores dos mais de 30 países participantes embarcarão rumo à Istambul, na Turquia, para a final mundial do programa, e a mineira representará o Brasil.  “Só no Brasil, o número de pessoas que não possui acesso à água potável é de 35 milhões de indivíduos, demonstrando um grande potencial de impacto. O produto agrega valor para a sociedade, e por isso precisamos estruturá-lo enquanto negócio.” comenta Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da plataforma de educação Gestão 4.0, que foi um dos jurados.

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Donatelo Ferraz

  • Uma invenção que não tem preço! Pode ter inúmeras aplicações até em sobrevivência na selva.

  • Espetacular invenção para areder boa parte da população sem infraestrutura de água tratada

  • Parabéns , Deus te abençõe, o impacto na qualidade de vida das pessoas de baixa renda , em risco de vulnerabilidade social não tem preço, vais salvar muitas vidas , avante!

  • Parabéns! a estuante porque a sua ideia foi sensacional e certaamente o premio foi merecido. O Brasil precisa de mais pesquisadores e de apoio para eles. Um país de futuro necessita de pesquisadores, pois deles nascem as ideias para melhorar a vida de milhares de pessoas. Está dito!

  • Poderiam ter colocado o nome completo dela, pra gente conseguir pesquisar sobre o assunto.

  • Maravilhoso , o seu projeto .
    Ajudará muito ao Brasil , como em todos os países que não conseguem água potável para a população.
    E também em viagens excursões, milhares de pessoas de todos os tipos se beneficiarão .
    AMEIIIII
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 este projeto e maravilhoso .
    Precisamos mais de pesquisadores como vocês.
    Espero que seja a grande vencedora .
    Estou torcendo para isto , pois o seu projeto agrega tudo em qualquer sociedade.

  • Projeto com sustentabilidade cabe no bolso do cidadão e em casos de sobrevivência.