Baterias biológicas geram energia com água do esgoto

por:
17/09/2022 as 10:31
De olho na Engenharia
Baterias biológicas geram energia com água do esgoto

Pesquisadores do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSanTec) da USP descobriram como gerar energia renovável através do esgoto. Segundo o jornal da instituição, os cientistas desenvolveram um modelo de Célula a Combustível Microbiana (CCM) que consegue usar a água despejada para produzir eletricidade. 

O processo é semelhante ao que produz a vinhaça durante a obtenção do etanol e já foi solicitado um pedido de patente sobre ele. De acordo com o jornal, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Água, Saneamento e Sustentabilidade da USP “possui seis unidades que apresentam potência em torno de 48 Watts por metro cúbico (m3) de volume do sistema”.

A ideia agora é otimizar o processo para obter resultados mais eficientes e que produzam mais energia. Nos experimentos que fizeram até agora, os pesquisadores utilizaram uma vinhaça sintética como substrato, além de bactérias chamadas de eletrogênicas.

Nossos protótipos resultam de estudos anteriores que almejavam a recuperação de recursos diversos, provenientes de estações de tratamentos de águas residuais”, explica o professor Marcelo Nolasco, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, que lidera a pesquisa, ao “Jornal da USP”.

A ideia é contribuir para que no futuro as CCMs possam sair da escala de laboratório, e ganhar escala para funcionar em uma estação de tratamento de esgotos urbanos, ou em usinas de produção de álcool e estações de tratamento de efluentes industriais.

Fonte: Hypeness / Fotos: Universidade São Paulo (USP)