Minas Gerais inaugura maior usina solar do mundo
Quem aí lembra da notícia que publicamos, em 2020, sobre a maior usina solar que o Estado de Minas Gerais estava planejando inaugurar? Resultado da parceria com a empresa espanhola Solatio, que garantiu o investimento de cerca de R$ 18,5 bilhões para a construção de quatro novas usinas solares no Estado. A inauguração anunciada pelo governo é do Complexo Solar foi inaugurado em Janaúba, no norte do estado, com capacidade instalada de 1,2 GWp – o que é suficiente para gerar energia elétrica e abastecer um milhão de residências (!!!).
Composto por 20 parques solares que ocupam uma área de três mil hectares, o empreendimento custou o total de R$ 4 bilhões (cerca de 21% do investimento total anunciado em 2020). No total, foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos que geraram 11 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 70% da mão de obra contratada de moradores locais. É um reforço na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região e que vão ter energia limpa, além dos empregos que já foram criados”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Marília Melo.
Não é à toa que Minas Gerais é uma grande aposta internacional na geração de energia solar! Localizada a cerca de 550 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, a cidade de Janaúba tem fortes índices de irradiação, pouca nebulosidade e é considerada uma das melhores regiões para a geração de energia solar do país. As condições tornaram o Estado conhecido por Cinturão Solar, uma faixa geográfica onde há maior irradiação de sol no Brasil.
Por conta de todos esse potencial, Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero – iniciativa global que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050, sendo a energia limpa e renovável uma grande aliada. “A inauguração do Complexo Solar de Janaúba, o maior do Brasil em operação, é um marco para a o setor de energias renováveis. Reforçamos também nossa qualidade e compromisso na entrega de energia limpa ao país, e a solidez de uma operação robusta e segura, contribuindo para uma transição energética sustentável.
Além disso, grande parte da energia de Janaúba já está comercializada, contribuindo significativamente para que nossos clientes atinjam seus objetivos de descarbonização”, afirma Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis.
O Complexo Janaúba tem também apoiado iniciativas sociais e ambientais na região, com ações alinhadas em reuniões com a população, como a reforma da praça do Distrito do Quem-Quem, principal espaço de lazer da comunidade, a instalação de um dessalinizador para melhoria da potabilidade da água no local e o lançamento do programa de capacitação de mão de obra feminina para as mulheres da região. Além das iniciativas já realizadas, a empresa tem um projeto de instalação de placas solares para geração de energia no Hospital Regional de Janaúba, que contribuirá para a redução na conta de luz.
Fonte: Reprodução / The Greenest Post / Foto: Divulgação
REALMENTE O NORTE DE MINAS É UMA REGIÃO QUENTE, FICOUITO FELIZ SOU DE JANAUBA.