De olho na Engenharia

A maior usina de energia eólica da América do Sul fica no Brasil, no Estado do Piauí

A maior usina de energia eólica da América do Sul fica no Brasil, no Estado do Piauí

De vento em popa! Além de subir oito posições em oito anos no ranking de países que tem maior capacidade instalada de energia eólica no mundo, sendo atualmente a 7ª nação da lista, o Brasil ganhou também o título de dono da maior usina de energia eólica da América do Sul.

Em operação desde junho de 2021, o empreendimento, batizado de Parque Eólico Lagoa dos Ventos, fica localizado no coração do Estado do Piauí, entre os municípios de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro e Queimada Nova, e conta com 716 MW de capacidade instalada.

No total, são 230 geradores de energia eólica operando no local, espalhados por uma área de 120 quilômetros, que juntos conseguirão evitar a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano, além alimentar com energia limpa cidades do Piauí e de outras regiões do Nordeste.

Além de abrigar a maior usina do setor na América do Sul, o Nordeste bateu outro recorde nos últimos 12 meses, com a ajuda do Parque Eólico Lagoa dos Ventos. De acordo com a ABEEólica, em 2021, por mais de uma vez, a região foi completamente abastecida, durante 100% do dia, por energia eólica, fortalecendo-se cada vez mais no setor – principalmente em tempos de crise hídrica.

Fonte: The Greenest Post

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.