Jovem desenvolveu uma geladeira subterrânea que não precisa de eletricidade

por:
31/01/2022 as 10:10
De olho na Engenharia
Jovem desenvolveu uma geladeira subterrânea que não precisa de eletricidade

Floris Schoonderbeek desenvolveu um projeto interessante chamado Groundfridge, uma geladeira que fica no subsolo e pode ser uma alternativa mais sustentável, pois não necessita de energia elétrica para seu funcionamento.

Para isso, Floris se inspirou nas ações que foram realizadas no passado antes do desenvolvimento dos modernos refrigeradores que funcionam com eletricidade, quando as pessoas armazenavam alimentos em porões ou adegas, já que as salas subterrâneas mantinham uma temperatura mais estável durante todo o ano.

Tomando como base esse antigo método de armazenamento, a Floris desenvolveu o Groundfridge na Holanda e, desde que chegou ao mercado, seus refrigeradores de solo são considerados um dos melhores designs disponíveis. De acordo com o site, o design da Groundfridge é definido como “uma alternativa muito útil para indivíduos, organizações, restaurantes ou proprietários de terras que desejam cultivar e armazenar alimentos de forma sustentável”.

Adicionalmente, o funcionamento do Groundfridge permite “guardar um alimento sem a necessidade de utilizar um frigorífico e, portanto, sem utilizar eletricidade, e é possível graças a este sistema autónomo de refrigeração da adega, desenvolvido por vários parceiros, incluindo a Universidade de Wageningen.

As geladeiras groundfridge possuem formato esférico de 2,3 metros de diâmetro, no seu interior possui prateleiras de madeira para armazenar todos os tipos de alimentos, enquanto a estrutura é feita com materiais ecológicos e tem capacidade para 3.000 litros, espaço para 50 kg de alimentos, o que equivale a para aproximadamente 20 refrigeradores convencionais.

Por outro lado, uma vez instalado o Groundfridge, a mesma terra é utilizada para cobrir a esfera, evitando assim desperdícios e a temperatura interna do sistema Groundfridge é mantida em média de 10°C, mesmo quando a temperatura externa oscila entre 35 °C e -10 °C.

Desta forma, a Groundfridge, cujo slogan é: “Mantenha a sua comida fresca, sem a conta de luz”, posiciona-se para quem procura alternativas mais sustentáveis.

Fonte: Dicas Criativas 

  • Muito interessante

    • Ideia brilhane e revolucionária que veio pra ficar.

  • Na década de 1950, meu pai refrigerava bebidas em um buraco feito no assoalho de uma casa de madeira, nas mesmas características dessa do Groundfridge. A bebida ficava enterrada na areia.

  • Muito interessante. Minha família é do Interior e guardava alimentos no porão.
    A carne era armazenada na gordura de porco, em latas de óleo bem fechadas.
    Não existia geladeira.

    Perguntas:
    1) Quantos metros de profundidade?
    2) Qual o material ecológico de revestimento?

  • É uma tecnologia muito util mas não foi desenvolvida pelo rapaz. Essa tecnologia foi desenvolvida há 3.000 anos e usada com sucesso até o século 19

    • Oi amigo, o rapaz desenvolveu a geladeira, não o método.

  • Se fizer isso awui no amazonas vai é virar uma churrasqueira gigante!

  • Muito prático!

  • Parabéns isso aí engenharia fazendo o bem para humanidade 🙏🙏