De olho na Engenharia

Garrafas de vidro ultraleves reduzem impacto ambiental

Garrafas de vidro ultraleves reduzem impacto ambiental

Tecnologia da O-I Glass reduz peso das embalagens em até 30%, otimiza logística e mantém resistência e reciclabilidade do vidro

A O-I Glass, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, está à frente do setor com soluções inovadoras e sustentáveis. Por meio de sua divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa lançou a tecnologia ULTRA, considerada um marco na indústria por seu potencial de remodelar a fabricação de garrafas para um futuro com menor pegada ambiental, sem comprometer a reciclabilidade infinita e a inércia química do material.

A tecnologia permite a produção de garrafas significativamente mais leves, com redução de peso de até 30%, dependendo do tamanho, formato e processo produtivo. Isso é possível graças à otimização do uso de matéria-prima, com menor quantidade de vidro em cada embalagem, o que também reduz o volume de resíduos industriais gerados durante a fabricação. A O-I é pioneira na implementação dessa solução em diversas categorias de seu portfólio.

Inicialmente, a tecnologia ULTRA foi direcionada ao mercado de vinhos, com o lançamento dos modelos Lumiere 750 ml ULTRA e Frisante 750 ml ULTRA. Atualmente, mais de uma dezena de clientes, entre vinícolas e produtores de bebidas destiladas, já adotaram as embalagens, atraídos pelas vantagens logísticas e de armazenamento proporcionadas pelo menor peso. O interesse do mercado pelas garrafas ultraleves cresce progressivamente: apenas no primeiro trimestre de 2025, a produção desses itens já representa 70% da demanda total.

“A inovação está no cerne da O-I Glass, e a tecnologia ULTRA é a materialização do nosso compromisso com a sustentabilidade e a eficiência em toda a cadeia de valor. Ao entregar garrafas mais leves, proporcionamos aos nossos clientes ganhos significativos na logística, redução de custos e, principalmente, uma contribuição efetiva para a diminuição da pegada de carbono de seus produtos”, afirma Raissa Almeida, coordenadora de Marketing da O-I Glass.

Foto: Divulgação

O impacto positivo das garrafas ULTRA se estende à cadeia logística, com uma redução considerável das emissões de dióxido de carbono (CO₂) associadas ao transporte rodoviário e marítimo. Isso contribui ativamente para a mitigação das mudanças climáticas. Apesar da redução de peso, as garrafas mantêm integralmente sua qualidade, resistência e, sobretudo, sua infinita reciclabilidade, fortalecendo um modelo de economia circular essencial para um futuro mais sustentável.

“A transição para garrafas de vidro mais leves, impulsionada pela tecnologia pioneira ULTRA da O-I Glass, exemplifica a sinergia entre inovação e sustentabilidade. Ao otimizar o uso de recursos naturais, diminuir as emissões de gases de efeito estufa na cadeia logística e preservar a alta taxa de reciclabilidade do vidro, essa tecnologia se consolida como uma solução estratégica para empresas que buscam atender às crescentes demandas ambientais e conquistar um mercado consumidor cada vez mais consciente do impacto de suas escolhas”, conclui a executiva.

O vidro é um material 100% reciclável, podendo ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, evita-se a emissão de, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂), gerando um crédito de carbono conforme o Protocolo de Quioto. Além disso, cada tonelada reciclada impede que 0,8 m³ sejam ocupados em aterros para resíduos sólidos e evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.

Com informações de Ciclo Vivo.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.