Funil gigante ajuda a coletar água da chuva

por:
05/07/2024 as 09:26
De olho na Engenharia
Funil gigante ajuda a coletar água da chuva

O armazenamento de água pode ser aproveitada para diversos fins, como para irrigar hortas e jardins.

Um grande funil de aço acoplável em tanques de água foi desenvolvido pelos designers Laurent Lebot e Victor Massip do estúdio francês FALTAZI. O produto é pensado para ajudar a coletar água da chuva com precisão e praticidade, sobretudo, sem depender de sistemas instalados no telhado.

Com apenas 4,3 m2, a cobertura em funil possui quatro pontas que recebem e direcionam a água a um reservatório. O estúdio sugere que possa ser usado o container IBC (Intermediate Bulk Container) – um grande recipiente geralmente usado no transporte e armazenamento de fluidos e materiais a granel.

A aplicabilidade versátil garante que o funil possa atender a uma ampla gama de necessidades. No entanto, ele é pensado sobretudo para facilitar a irrigação de hortas e jardins, podendo ainda ser bastante útil no campo ou em áreas de terrenos baldios onde são cada vez mais comuns o cultivo de hortas comunitárias. Além da coleta de água, a “tampa” serve como abrigo para guardar ferramentas de jardinagem.

Imagem: Divulgação

Apelidado de Rosiluv, o funil é composto por chapas de aço pré-galvanizadas com 1,5 mm de espessura. Quando montado, o coletor é fixado no topo da caixa de água. Recomenda-se ainda ancorá-lo ao solo para evitar tombamento com ventos fortes.

O produto é comercializado na forma de kit de automontagem, com 12 peças e manual de instruções. Graças ao seu design modular, o funil pode ser personalizado em diferentes alturas e configurações. Por fim, a coleta de água pluvial pode ser maximizada conectando vários tanques de água ao mesmo tempo.

Imagem: Divulgação

Reaproveitar água da chuva
Métodos de coleta e armazenamento de água de chuva são especialmente importantes em regiões que convivem com longos períodos de seca ou pouca precipitação pluviométrica. A recente onda de calor no Brasil, por exemplo, elevou o consumo de água e afetou o abastecimento em cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. Confira abaixo algumas matérias que vão te ajudar a aproveitar a água da chuva em sua residência:

As informações são do Ciclo Vivo / Imagem: Divulgação