Nem sempre as residências são projetadas com base nas características do clima local, o que faz com que os ambientes se tornem extremamente desconfortáveis em períodos de calor intenso. Para tornar as residências mais frescas há algumas soluções que surgem como alternativas ao uso de ventilador ou instalação de ar-condicionado. Confira abaixo três dicas:
Telhados brancos
As cores claras apresentam baixa absorção da radiação solar. Dessa forma, pintar os telhados de branco é uma boa alternativa para vencer o calor.
No entanto, essa opção requer manutenção frequente, uma vez que as tintas podem ficar comprometidas em até três anos de exposição — principalmente em cidades com muita poluição, segundo o estudo realizado na Poli-USP.
Jardim suspenso
Também conhecido como telhado verde, o sistema consiste na instalação de espécies vegetais sobre a cobertura da edificação. Nesse caso, a carga térmica é reduzida por meio da evapotranspiração — uma combinação entre evaporação no solo e transpiração de plantas.
É necessário ter cuidado com a montagem da estrutura sobre a laje e com o projeto de impermeabilização e armazenamento da água.
Janelas sombreadas
As janelas que sofrem forte incidência do sol devem ser protegidas com recursos que garantam o sombreamento, como as marquises. Caso não exista esse elemento na construção, é possível instalar toldos para amenizar o efeito do calor nas fachadas e, por consequência, a temperatura nos ambientes internos.
Créditos: Telhado branco reflete a radiação solar (N.Suri/ Shutterstock.com)
Fonte: BlogAEC