De olho na Engenharia

Adolescente brasileiro de 17 anos é reconhecido pela NASA por descobrir 9 asteróides

Adolescente brasileiro de 17 anos é reconhecido pela NASA por descobrir 9 asteróides

Apaixonada por ver o céu desde criança, a paulista Ana Beatriz Rodrigues Carvalho foi incentivada por um professor de Física do Ensino Médio a levar o gosto por Astronomia adiante e estudar o tema de forma profissional.

O resultado? Aos 17 anos, com a ajuda de um software desenvolvido pela Nasa, a jovem comemora um reconhecimento que muita gente grande que trabalha com Ciência sonha em receber: o atestado da Agência Espacial Americana de que descobriu 9 novos asteroides no espaço.

O feito veio por meio do programa Caça Asteroides, que disponibiliza mundo afora o software Astrometrica, da Nasa, para escolas e instituições de Ciência, como clubes amadores, a fim de ajudar jovens cientistas a aprimorarem seu trabalho.

No Brasil, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e também levou a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, a identificar 7 novos asteroides no espaço, além de ganhar o título de pessoa mais nova do mundo a integrar o programa da Nasa de descobertas astronômicas.

Agora Ana Beatriz espera a oficialização de sua descoberta pela Nasa para nomear os 9 asteroides que encontrou. Enquanto isso, a jovem segue estudando o tema que tanto ama e, segundo ela, “contribui para a defesa planetária“. Desde que achou os asteroides no espaço, ela já fez um curso de ondas gravitacionais, participou de um programa de iniciação científica que orienta jovens cientistas para a carreira internacional e começa, agora em 2023, a cursar a faculdade de Física na Universidade de São Paulo. Voa, Ana Beatriz!

Fonte: The Greenest Post / Foto: Divulgação 

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.