De olho na Engenharia

Carregamento sem fio para veículos elétricos já é realidade

Carregamento sem fio para veículos elétricos já é realidade

Soluções permitem que carros elétricos sejam recarregadas parados ou em movimento, sem a necessidade de cabos e tomadas

Enquanto uma rede eficiente de eletropostos para recarregar as baterias de veículos elétricos pode ser vista como um entrave para a eletrificação da frota no Brasil e em outros países, Detroit, no EUA, revela uma inovação pioneira do país: uma via vai carregar veículos elétricos sem a necessidade de fios ou plug-ins. Os carros podem ser recarregados em movimento ou em repouso, sinalizando um grande passo em frente na evolução automotiva.

A introdução do carregamento sem fios nas autoestradas representa uma solução promissora, eliminando o inconveniente fundamental das pausas frequentes para quem dirige veículos elétricos, eliminando a necessidade de paradas – e garantindo uma ininterrupta.

A recarga sem fio não atende apenas veículos convencionais, mas pode funcionar para vans, caminhões e veículos menores usados em entregas, por exemplo. Segundo a Electreon, empresa responsável pelo trecho, o carregamento funciona de forma constante, 24 horas por dia. O trecho de carregamento tem 400 metros e fica na 14th Street, na região central de Michigan, em Detroit. A via vai ser usada como um campo de testes em tempo real para a tecnologia.

A fase de testes tem como objetivo ajustar e otimizar o sistema de carregamento sem fio antes de seu eventual lançamento público nos próximos anos. Em 2024, serão abertas licitações para a reforma de um trecho da US-12 (Avenida Michigan), que incluirá segmentos adicionais de carregamento.

Para ter as baterias carregadas, os veículos precisam ter um equipamento receptor para esta funcionalidade. Então, ao se aproximarem da área de carregamento, recebem eletricidade sem a necessidade de fios através de um campo magnético, transferindo energia suavemente para a bateria do veículo – um processo que funciona com o carro parado ou em movimento.

Segundo a Electreon, a segurança é garantida e o contato com o pavimento não representa risco de choque elétrico para motoristas, pedestres ou animais selvagens, garantindo um ambiente seguro para todos os usuários da estrada.

Foto: MAHLE

A tecnologia da empresa também está em fase de testes em cidades da Europa, Israel e China, abrindo caminho para a implantação a nível mundial. Nos Estados Unidos, Detroit recebe a primeira estrada elétrica, destacando o seu compromisso com o avanço de soluções de mobilidade.

Sistema carrega carros estacionados

Para o carregamento sem fio de veículos em estacionamentos, o sistema desenvolvido pela MAHLE foi escolhido pela SAE International, associação sem fins lucrativos voltada para o avanço das tecnologias de mobilidade, como uma solução global. Em comunicado enviado à empresa, a empresa afirma que “o carregamento indutivo, ou seja, sem fio, de veículos elétricos é muito mais conveniente, pois não é necessário lidar com cabos ou procurar por uma estação de carregamento com um plugue adequado”.

A MAHLE desenvolveu uma tecnologia que permite que um veículo elétrico seja precisamente alinhado acima da bobina de carregamento no chão. A solução abre caminho para o lançamento abrangente e rápido dessa alternativa atraente ao carregamento sem fio para baterias e veículos elétricos e híbridos. 

O sistema de posicionamento é baseado em um campo magnético e estabelece automaticamente uma conexão com o ponto de carregamento à medida que o veículo elétrico se aproxima. Um sistema de navegação especial na tela do veículo auxilia o motorista à posicionar o carro no local ideal. É a partir daí que o processo de carregamento começa automaticamente, mesmo em condições ambientais desfavoráveis, como cobertura de neve ou folhas molhadas na placa inferior.

Montagem de via para carregamento sem fio de carro elétrico na Suécia. Foto: Electreon

Para o carregamento sem fio de veículos elétricos, todos os componentes relacionados à infraestrutura e ao lado do veículo devem ser padronizados. Somente assim, os fabricantes de veículos e os provedores de infraestrutura podem oferecer uma solução ao mercado que garanta compatibilidade independentemente do fabricante. A MAHLE comunicou que irá disponibilizar sua solução para toda a indústria por meio de um modelo de uma licença chamada FRAND (Fair, Reseable e Non Discriminatory ou, em português, Justas, Razoáveis e Não Discriminatórias).

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Electreon

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.