Projeto nos Estados Unidos tem 96 apartamentos e estrutura feita de blocos fabricados com materiais reutilizados.
Construir casas de um jeito mais simples, rápido, com menos resíduos, menos tempo e menor impacto ambiental é um grande desafio. A construção modular tem se mostrado eficiente em alguns aspectos e, a construção com blocos, como o famoso brinquedo Lego, também já foi usada “por gente grande”. Na Flórida, a fabricante Renco deu um passo adiante e, além de casas feitas com blocos empilháveis, está erguendo prédios com apartamentos para várias famílias usando este método.
Localizada na Flórida, a empresa construiu um bloco de apartamentos em Palm Springs projetado pelo estúdio de arquitetura Arquitectonica.
Segundo a Renco, para reduzir garantir um impacto ambiental ainda menor, os blocos foram fabricados com materiais reaproveitados. Feitos de um composto de fibras de vidro, resina e pedra, foram projetados para serem mais resistentes, consumirem menos energia e serem mais acessíveis que os materiais tradicionais.
Os blocos foram usados pela primeira vez na Turquia , após terremotos, para reconstruir infraestruturas de forma mais rápida e acessível após desastres naturais.
Segundo a empresa, “o sistema de construção estrutural da Renco é uma nova forma de construir, 23 vezes mais resistente que o concreto, mais barato e concluído em uma fração do tempo”.
A ideia é oferecer um “kit Lego da vida real”, com blocos moldados que se interligam e criam estruturas inteiras. Ao simplificar a construção, os edifícios podem ser montados muito mais rapidamente, reduzindo o tempo de trabalho e o consumo de energia.
Um bloco individual é feito usando um composto de fibras de vidro, resina e pedra, com 40% de materiais reaproveitados de fontes como a indústria de construção de barcos, que de outra forma seriam desperdiçados.
Os blocos retangulares são cobertos por uma série de botões, que se encaixam e se empilham. O bloco típico mede 20 por 20 por 40 centímetros e pesa 20% menos que um bloco de concreto tradicional, de acordo com a fabricante. Um adesivo de metacrilato de metila de duas partes é usado para unir os blocos um ao outro.
A empresa garante que para construir com a Renco basta uma empilhadeira para levantar os materiais, uma pistola de cola movida por um pequeno gerador e um martelo. ”As equipes não precisam de equipamentos pesados ou ferramentas elétricas – nem andaimes externos, nem grandes guindastes, nem cortes, queimaduras, soldagem ou esmerilhamento.” O design do bloco também reduz o tempo de construção e, ainda segundo a Renco, em cerca de duas horas é possível treinar uma pessoa para aplicar o método de construção.
A empresa afirma que o método de construção pode triplicar a vida útil de um edifício e é classificado como resistente a furacões e terremotos, ao fogo, à água, ao mofo, aos cupins e às pragas.
O primeiro complexo habitacional da Renco USA em Palm Springs, Flórida, foi concluído em tempo recorde. Com 11 trabalhadores, foram necessárias cerca de oito semanas para montar cada um dos quatro edifícios idênticos de três andares. O condomínio construído com a Arquitectonica, em Palm Springs, foi o primeiro projeto da empresa a usar o método de construção com blocos nos EUA, após “400 testes rigorosos de segurança”. São 96 apartamentos distribuídos em quatro edifícios idênticos, marcados por entradas coloridas.
Fonte: Ciclo Vivo / Fotos: Renco