É comum sentirmos odores que nos remetem a lugares, pessoas ou situações. Qual é o que te lembra o trabalho? O cheiro de café? Ou, quem sabe, do toner da copiadora? Ou ainda o perfume do seu chefe? Pois estudos científicos provam que há odores muito mais interessantes (e, por que não, úteis) para sentirmos no local de trabalho.
No Japão, por exemplo, já é hábito em muitos escritórios borrifar, em determinadas horas do dia, fragrâncias que ajudam os trabalhadores a relaxar e, também, ‘acordar’. Pesquisa da empresa de perfumes Takasago concluiu que, por lá, erros de funcionários caíram em mais de 50% em empresas que difundem um aroma de limão no ar.
Sabe por quê? Odores cítricos ajudam a melhorar a produtividade. E eles não são os únicos aromas que têm esse poder. Confira, abaixo, lista divulgada pelo Mashable – com base no livro The Fragrant Mind – que revela 5 fragrâncias capazes de melhorar seu desempenho no trabalho.
ALECRIM
Natural do Mediterrâneo, o cheiro da erva tem propriedades que ajudam a esvaziar a mente e deixar os pensamentos mais claros. O aroma ainda é capaz de tornar a memória mais aguçada.
JASMIM
Com um aroma relaxante e suave, a flor ajuda a controlar a tensão e os nervos. Excelente para aliviar o estresse diário.
CÍTRICO
Todas as frutas cítricas possuem odores que trazem algum benefício à saúde. A toranja (ou grapefruit, em inglês), por exemplo, ajuda a combater o esgotamento mental, o limão nos deixa mais atentos, a laranja pode aliviar o estresse e o óleo de bergamota (ou tangerina) é utilizado, entre outros fins, para tratar depressão.
LAVANDA
Com um odor bem característico, a planta contém propriedades para combater o estresse e a ansiedade, sendo considerada um excelente calmante natural.
MENTA
Eis aqui um remédio natural e tanto para recuperar as energias. O aroma da menta ajuda a estimular a mente e aumentar a concentração.
Que tal escolher um desses cheirinhos (ou todos eles) para ter em casa ou no ambiente de trabalho?
Fonte: The Greenest Post / Foto: Shawdm / Creative Commons