11 de dezembro, Dia do Engenheiro Civil

por:
20/05/2021 as 21:27
De olho na Engenharia
11 de dezembro, Dia do Engenheiro Civil

11 de dezembro, Dia do Engenheiro Civil, data magna daqueles que se utilizam da ciência e da engenhosidade na concretização dos mais diversos sonhos e anseios humanos.A data refere-se ao dia em que a profissão foi regulamentada no Brasil através do Decreto Federal nº 23.569, no ano de 1933, estabelecendo os requisitos elementares para se exercer o ofício, proporcionando mais segurança aos serviços prestados à sociedade.

O desenvolvimento da engenharia civil esteve diretamente ligado à progressão do conhecimento humano e necessidade de evolução da qualidade de vida, desde o período em que as tribos deixaram de ser nômades e passaram a necessitar de um local fixo para desenvolver suas atividades.

Atualmente, o crescimento socioeconômico das nações está centrado na sua infraestrutura e no aperfeiçoamento de técnicas capazes de aliar desenvolvimento e sustentabilidade.

O papel do engenheiro civil é imprescindível em um mundo que cada vez mais exige conhecimento técnico.

Para comemorar o 11 de dezembro, O Blog da Engenharia Civil abre espaço para homenagear uma personalidade, pouco conhecida no mundo acadêmico, considerado o primeiro engenheiro civil do mundo.

John Smeaton, inglês, é considerado o pai da engenharia civil.

Em um período onde a Engenharia era conduzida por militares, Smeaton fundou a profissão de “engenheiro civil” na Grã-Bretanha, para devida diferenciação dos militares, criando assim um novo segmento profissional.

Nascido em 8 de junho de 1724, na cidade de Austhorpe, filho de advogado, começou dedicando-se ao exercício do direito de forma hereditária, contudo, desistiu posteriormente para dedicar-se ao estudo da mecânica, onde desenvolveu trabalhos científicos de enorme significância.

Especialista em projetos de portos e drenagem, Smeaton iniciou sua atuação na Engenharia civil com a projeção do Eddystone Lighthouse – o farol de Eddystone – também conhecido como “Farol de Smeaton”, localizado na costa inglesa.

The Coldstream Bridge – ponte de Coldstream – em formato de arco, localizada sobre o rio Tweed liga a cidade de Coldstream, na Escócia à vila de Cornhill-on-Tweed, na Inglaterra.

Perth Bridge – conhecida também como ponte de Smeaton, em formato de arco, localizada sobre o rio Tay, conecta a cidade Escocesa de Perth, no lado leste do rio, para Bridgend, no lado oeste, levando o tráfego de automóveis e pedestres.

Banff Port– porto de Banff – localizado na cidade escocesa de Banff, foi durante muito tempo um importante ponto de pesca e carga até que o assoreamento devido a mudança no curso do rio Deveron criou problemas estruturais, tornando Banff posteriormente como um ponto exclusivo de lazer.

Smeaton faleceu em 1792 após sofrer um acidente vascular cerebral durante uma caminhada no jardim da casa de sua família em Austhorpe.

Seu legado vai além das grandes construções projetadas, a criação e o fortalecimento da profissão de engenheiro civil através de sociedades e instituições – entre elas, a Instituição dos Engenheiros Civis, fundada pelo mesmo – fizeram de John Smeaton uma grande personalidade, o pai da engenharia civil.

Fonte das imagens: galerias públicas do Google.