De olho na Engenharia

Tijolo mais sustentável está pronto para o mercado

Tijolo mais sustentável está pronto para o mercado

Parceria une escritório de arquitetura, uma construtora e uma fabricante de concreto no Canadá

A demanda de energia e as emissões do setor de construção representam mais de um quinto das emissões globais, segundo a ONU. Ainda sim, metade dos edifícios que existirão até 2050 ainda não foram construídos. Buscar alternativas ecológicas passa pela reimaginação dos “prédios do futuro”, o que inclui a descarbonização do setor como um todo. É nesse contexto que uma parceria de design no Canadá resultou em um tijolo com redução de mais de 20% nas emissões de carbono ao longo do ciclo de vida.

Foto: Virginie Gosselin

Batizado de DUAL, o tijolo foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura e design NEUF architect(e)s, a construtora Webster & Sons e a fabricante de produtos de concreto Permacon. Ou seja, o produto não só foi projetado ou idealizado como pôde ser desenvolvido e testado – algo ainda raro em muitos dos projetos do tipo.

“Nesta parceria, nosso papel era garantir que o produto atendesse a todas as necessidades do usuário final, buscando reduzir as emissões de carbono em 20%“, explica Hugo Gagnon, Arquiteto Sócio e Gerente de Sustentabilidade da NEUF. “Desempenhei o papel do pedreiro que busca facilidade no manuseio do produto, do construtor que precisa atender às demandas do mercado e das prefeituras que exigem qualidade e preservação do patrimônio. É claro que também tive que assumir o papel de um arquiteto que busca expressar seus conceitos. Acredito que essa abordagem de colaboração próxima é essencial para o surgimento de práticas inovadoras.”

Tijolo mais sustentável

Com o desafio de desenvolver um produto ambiental e socialmente responsável, economicamente competitivo e com um design universal para todos — arquitetos, desenvolvedores, empreendedores e tomadores de decisão – o trio se uniu em 2022. Após dois anos de pesquisa, a linha de tijolos de concreto DUAL está pronta para o mercado.

O tijolo é mais sustentável porque reduz a quantidade de materiais utilizados em quase um terço em comparação com o concreto tradicional, graças ao sistema alveolar em seu design. O produto atende aos padrões CSA (normas de segurança canadenses) para alvenaria de concreto e possui uma Declaração Ambiental de Produto (EPD) certificada, indicando uma redução de mais de 20% nas emissões de carbono ao longo do ciclo de vida, atribuída principalmente à inclusão de materiais reciclados em sua composição.

Foto: NEUF architect(e)s

Sem descuidar da estética, a linha de produtos é composta por três tons naturais e dois formatos: cinza, amarelo e vermelho nos tamanhos 57 x 90 x 290 mm e 90 x 90 x 290 mm. Cada uma das opções possuem duas faces utilizáveis – uma lisa e uma ranhurada – que podem ser variadas e adaptadas a qualquer projeto. As dimensões e a disposição estratégica dos furos facilitam o manuseio no canteiro de obras, tornando a instalação mais rápida e eficiente.

Foto: NEUF architect(e)s

De acordo com os desenvolvedores, estudos já estão em andamento para reduzir ainda mais a pegada de carbono da próxima geração de produtos de concreto, reforçando o compromisso dos três parceiros com um futuro sustentável.

Com informações de Ciclo Vivo.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.