MIT cria plástico a base de planta tão resistente quanto a concha do molusco

por:
30/05/2023 as 09:43
De olho na Engenharia
MIT cria plástico a base de planta tão resistente quanto a concha do molusco

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MT), uma das universidades mais prestigiadas do mundo, inventaram um ‘plástico’ a base de plantas que é mais resistente do que o plástico convencional, sintetizado a partir do petróleo.

A equipe liderada pelo engenheiro mecânico John Hart usou nanocristais de celulose – o componente básico dos tecidos vegetais que dá rigidez e firmeza às plantas – para produzir o bioplástico.

Os nanocristais foram extraídos de células de madeira naturais, como galhos, troncos e caules de plantas.

Em seguida, essa matéria-prima foi manipulada e tomou forma graças à impressão 3D.

Para que todo o processo fosse 100% sustentável, os cientistas do MIT adaptaram a impressora para que ela operasse apenas com combustível verde.

Foto: Divulgação / MIT

Como a tecnologia de impressão 3D hoje vem ficando cada vez mais barata e acessível, a produção em larga escala do bioplástico é uma possibilidade real no curto prazo!

John e sua equipe contam que descobriram meio que por acaso as propriedades especiais dos nanocristais de celulose. Isso porque ao passar pelo processo de impressão 3D, os nanocristais ganham novas características físicas, que os fazem se parecer com o nácar – um mineral encontrado na natureza, em especial nas conchas de moluscos e conhecido por sua extrema resistência.

Como resultado, o ‘plástico verde’ ganha do convencional em todos os sentidos: é sustentável, mais resistente e potencialmente mais barato de se produzir do que o sintetizado através do petróleo.

“Basicamente inventamos um plástico sustentável resistente como osso e duro como alumínio”, comemorou John.

Mal podemos esperar para essa novidade conquistar as fábricas de todo o mundo!

Fonte: The Greenest Post / Foto: Divulgação / MIT