De olho na Engenharia

Homem do Rio Grande do Sul, cria carro movido a óleo de cozinha que anda até 10km por litro

Homem do Rio Grande do Sul, cria carro movido a óleo de cozinha que anda até 10km por litro

No Rio Grande do Sul, um homem chamado Paulo Roberto Lenhardt criou um carro capaz de funcionar com óleo de cozinha

No Rio Grande do Sul, o ecologista Paulo Roberto Lenhardt, foi o primeiro homem a instalar um sistema que permite que o motor a diesel funcione à base de óleo de cozinha. O homem que mora no Rio Grande do Sul começou a reciclar o óleo de cozinha utilizado e fez uma adaptação ao seu carro, uma caminhonete S10, motor MWM 2.8 turbo, para funcionar à base de óleo de cozinha, que seria futuramente descartado.

A ideia do ecologista do Rio Grande do Sul vai muito além da questão ambiental e sanitária provocados pela destinação inadequada do óleo de cozinha. O óleo usado, é uma importante matéria-prima para um biocombustível de eficiência que pode ser comparada com a do diesel comum.

Inventor do Rio Grande do Sul viaja o mundo para aperfeiçoar o uso do óleo vegetal nos carros.

O inventor do Rio Grande do Sul viajou o mundo atrás de exemplos de uso do óleo de cozinha para os carros. A ideia está ligada aos princípios do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, em que faz parte, que é promover o desenvolvimento rural sustentável, através da agroecologia, e da educação ambiental, atuando de forma regional, nacional e internacional. Partindo disto, teve a brilhante ideia de substituir o uso do combustível fóssil que é um fator de poluição extremo, por um combustível sustentável.

Dentre os benefícios para quem usa um carro com combustível à base do óleo de cozinha, os ambientalistas destacam a redução de até 75% de emissão de gases do efeito estufa.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.