Brasileira recebe reconhecimento internacional por trabalho inédito usando inteligência artificial para simular buracos negros

por:
29/05/2023 as 14:53
De olho na Engenharia
Brasileira recebe reconhecimento internacional por trabalho inédito usando inteligência artificial para simular buracos negros

Para ter noção de quantos mistérios ainda existem em torno dos buracos negros, foi apenas em 2019 que cientistas foram capazes de fazer a primeira imagem do fenômeno. O trabalho foi tão relevante para a comunidade científica que garantiu, inclusive, o Prêmio Nobel de Física aos envolvidos em 2020.

Agora, três anos depois, foi a vez de uma brasileira dar sua contribuição para lá de importante para a ciência. A jovem Roberta Duarte Pereira, doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, foi capaz de fazer a primeira simulação da história de um buraco negro, utilizando Inteligência Artificial.

Orientado por Rodrigo Nemmen, o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2018 e traz contribuições extremamente relevantes para a comunidade científica, ao permitir um entendimento maior sobre o fenômeno astronômico. Além de contribuir para avanços de pesquisas, os esforços de Roberta podem ajudar a aprimorar ferramentas tecnológicas usadas no nosso dia a dia, como, por exemplo, os GPSs.

Por sua relevância, o trabalho foi publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, uma das mais reconhecidas do mundo na área da Astronomia.

Fonte: The Greenest Post / Fotos: Reprodução