Kit modular permite criar tijolos com abrigos para abelhas

por:
26/10/2023 as 10:01
De olho na Engenharia
Kit modular permite criar tijolos com abrigos para abelhas

Os pequenos ninhos ajudam a preservar os polinizadores no espaço urbano.

As práticas agrícolas baseadas no intensivo uso de agrotóxicos são apontadas como as principais razões para a redução das abelhas no mundo. Para além das mudanças necessárias rumo a uma agricultura sustentável, que alie produção e conservação, tem sido cada vez mais comum desenvolver projetos que facilitem a vida desses importantes polinizadores no contexto urbano. A construção de ninhos modulares proposta pela designer israelense Bracha Haviv é um bom exemplo disso.

Bracha Haviv desenvolveu um tijolo com pequenos buracos, que podem servir como abrigos seguros para abelhas. A ideia, que já foi adotada em outros locais – veja aqui uma cidade no sul da Inglaterra que está exigindo o uso de um tijolo similar em grandes construções, foi ainda além com a criação de um projeto para disseminar o método. A designer criou um kit modular em que qualquer pessoa – inclusive crianças – podem fabricar o tijolo ecológico.

O kit é composto por formas pré-preparadas que servem de base para o preenchimento do material construtivo. Com o projeto batizado de Nestincity, a designer está realizando oficinas de construção dos ninhos modulares. Desta forma, ela conscientiza sobre o declínio das abelhas na natureza, enquanto oferece uma alternativa para mitigar o problema – envolvendo as pessoas em uma experiência prática e criativa. O resultado do trabalho será integrado em jardins comunitários.

Este vídeo mostra crianças colocando a mão na massa para construir os tijolos para abelhas – assista aqui!

Declínio de insetos

Além de pesquisas internacionais já terem alertado para o fato de que insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante no mundo, um estudo nacional de pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal de São Carlos (UFSCar) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgado em 2022, aponta para o declínio de insetos terrestres no Brasil.

A pesquisa acende um alerta sobre a necessidade de olharmos para estes animais, que são essenciais para as atividades agrícolas assim como outros serviços ecossistêmicos, como a decomposição de outros animais e o controle de pragas.

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Divulgação / Nestincity

  • Como consigo o kit modular para construção de tijolos pra abelhas??