á parou para pensar na quantidade de concreto que a construção civil produz para dar conta de construir calçadas por aí? E se, em vez de fabricar um material para isso, usássemos resíduos plásticos – um dos grandes desafios ambientais da atualidade – para a função? A sacada foi de três jovens húngaros, amigos de infância: Imre Sziszák, József Cseh e Miklós Ilyés.
Com especializações em Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Paisagismo, eles se reencontraram no período da universidade para, juntos, fundar a Platio Solar, empresa que oferece pavimentos feitos com plástico reciclado para praças, calçadas públicas, casas, prédios e qualquer outra obra que precise de concreto.
Os blocos de pavimento plástico ainda vão além e vêm “recheados” com células fotovoltaicas, a fim de garantir produção de energia solar. “Afinal, com tantas superfícies pavimentadas pelas cidades, seria um desperdício não usá-las para produzir energia proveniente do sol!“, dizem os jovens em seu site.
A inovação tem feito sucesso! Em cinco anos de Platio Solar, já foram 32 toneladas de resíduos plásticos transformadas em pavimento, garantindo a geração de 440 mil kWh de energia limpa em 37 diferentes países. Assista, ao vídeo que apresenta o produto!
Fonte: The Greenest Post / Foto: Divulgação