Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo

por:
31/07/2023 as 10:10
De olho na Engenharia
Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo

Ouro e prata são nomes muito famosos quando se fala em joias e semijoias. O ródio, por outro lado, não carrega a mesma popularidade, mesmo sendo um dos queridinhos do mundo da joalheria. Sendo assim, pode parecer estranho dizer que esse metal é o mais caro do mundo, mas de acordo com o Estadão, em março de 2021 o ródio passou a valer 15 vezes mais que o ouro.

O ródio é um metal precioso bastante raro e o grande aumento em seu valor está relacionado à grande procura no setor automobilístico, uma vez que é usado nos catalisadores de carros para diminuir a emissão de gases poluentes, deixando os veículos mais sustentáveis.

Em joias e semijoias, o ródio é usado para revestir as peças, conferindo-lhes alto brilho e maior resistência. Na linhas a seguir, conheça um pouco mais sobre o metal e sua importância na joalheria.

O que é o ródio?

O ródio (Rh) é um metal precioso pertencente à família da platina. Ele foi descoberto no ano 1804, pelo químico inglês William Hyde Wollaston.

Ele é duro, super resistente e pouco oxidante. Sua cor é igual a da prata e da platina, mas é possível aplicar a ele outras tonalidades, sendo a mais comum o ródio negro.

Banho de ródio

Na joalheria, as joias e semijoias passam pelo processo de banho de ródio, ganhando assim uma camada do metal que dá brilho e protege contra desgastes.

O ródio é um metal muito brilhante. Sendo assim, as peças com acabamento rodiano ficam muito mais bonitas e ganham um valor estético muito grande. Além disso, por se tratar de um metal mais resistente e pouco oxidante, esse brilho dura por mais tempo e a qualidade do produto aumenta, pois as peças ficam mais resistentes aos desgastes naturais provocados pelo uso, como riscos e manchas.

O banho de ródio é usado também para dar acabamento às joias feitas de ouro branco. O ouro branco é feito a partir de uma liga metálica composta por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como o paládio. Essa proporção faz com que a peça tenha um predomínio do tom amarelado. Por isso, quando a intenção é que a peça fique mais branca, o acabamento rodiano entra em cena.

O ródio negro é ainda uma alternativa bastante utilizada por oferecer um acabamento diferente, conferindo uma cor escura discreta e elegante às peças.

Durabilidade

O ródio é muito resistente, mas a durabilidade do banho das peças é relativa, uma vez que leva em conta a frequência do uso e limpeza. Quando usada da forma correta, tomando-se todos os cuidados necessários, o comum é que dure cerca de dois anos.

Fonte: Reprodução / Baummer / Foto: Divulgação